ALICE EM UM PAÍS NONSENSE

Autores

Palavras-chave:

Design de Moda. Alice no País das Maravilhas. Punk.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um projeto em design de moda que utilizou o método de interseção, que consiste na escolha de dois temas a fim de encontrar elementos comuns entre ambos para criar uma coleção de moda com caráter original. O primeiro dos temas abordados será Alice no País das Maravilhas, um livro do período vitoriano que criticava sutilmente o sistema vigente, além de abordar um tipo de escrita nonsense de Lewis Carrol e como sua personalidade interferiu em sua forma de escrever. O segundo tema é o movimento punk da década de 1970, como ele iniciou na década anterior, e como sua estética era apresentada como forma de protesto. Destacamos ainda, a estilista Vivienne Westwood considerada a rainha do punk. Características como o deboche, a loucura, e a falta de sentido foram abordadas como encontro dos elementos que resultaram na coleção Alice em um País Nonsense e que foi apresentada no desfile Sonhos e Devaneios no ano de 2017.

Biografia do Autor

Alice Almeida Lobo, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Designer de Moda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, formação complementar em Aprendiz de Confecção e Moda pelo senai-MG.

Andrea Lomeu Portela, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)

Doutora em Ciências Sociais/UFJF, Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea/UFJF, Designer de Moda/UNIC, Pedagoga/UFV, atua como professora do curso de Tecnologia em Design de Moda do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

21/10/18

Edição

Seção

Artigos