A CHITA NA MODA: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO POPULAR BRASILEIRO

Autores

  • PRISCILA BARBEIRO udesc

Palavras-chave:

Chita, Imagem, Análise.

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de analisar uma fotografia de moda produzida pelo fotógrafo Jacques Dekequer, pertencente ao acervo virtual do museu A Casa – Museu da casa brasileira. A fotografia em questão, realizada para a exposição “A Chita na Moda” (2005) registra a criação da marca Neon, dos estilistas Dudu Bertholini e Rita Comparato. Tomamos como embasamento os estudos sobre a Imagem e a metodologia de análise proposta por Cassagnes (1996), a fim de compreendermos a construção de um imaginário popular brasileiro e de uma possível identidade cultural discursada pela imagem e pela exposição, por meio da apropriação do tecido chita nas produções de estilistas brasileiros. Para tanto, nos propomos analisar a imagem não apenas em sua relação forma/conteúdo, mas também de pensar em sua ordem política/ideológica.

Biografia do Autor

PRISCILA BARBEIRO, udesc

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes visuais (PPGAV/UDESC). 

 

Publicado

14/09/17

Edição

Seção

Artigos