ANTI-MODA COMO COMPOSIÇÃO DE IDENTIDADE E TEMPO

Autores

  • Moacyr Marangoni Neto Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP)

Palavras-chave:

moda, anti-moda, subcultura, tempo, identidade

Resumo

Partindo dos estudos sócio-culturais de moda e comunicação, através de uma objetiva revisão bibliográfica, o presente artigo busca investigar a compreensão dos adornos utilizados por determinadas subculturas como elemento de comunicação e seus encaixes no tempo histórico, procurando saber se essas subculturas são necessariamente retrógradas ou avançadas esteticamente em relação à sociedade hegemônica e à Indústria da Moda vigente. Após a Introdução com importantes definições dos elementos pesquisados, serão abordadas as relações entre moda e anti-moda como linguagem e identidade, respectivamente, em seguida, serão brevemente relacionados o conceito de subcultura e suas respectivas anti-modas com o tempo histórico.

Biografia do Autor

Moacyr Marangoni Neto, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP)

Aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Especialista em Estética e Gestão da Moda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP). Bacharel em Design de Produto (habilitação em Projeto de Produto) pela Faculdade de Artes, Ciências e Humanidades de Limeira (FAAL). Atua principalmente nas áreas de Sociologia da Moda, Criação, Consumo e Tendências.

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Publicado

19/09/16

Edição

Seção

Artigos