A CONSTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA DOS CLÁSSICOS DA CHANEL: Análise de editoriais da marca

Elisa Romeiro

Resumo


A estilista Gabriele Chanel traçou com seu trabalho uma trajetória na moda que fez com que a marca ligada ao seu nome passasse a ser a própria tradução do conceito de moda e de sofisticação. Algumas de suas criações tornaram-se verdadeiros clássicos no que se refere à moda.  Mas se a ideia de moda está ligada a ―uma novidade regular imitada coletivamente‖, como afirma Roland Barthes, como falar de clássicos na moda, se estes, ao contrário, se referem a algo que é atemporal? Essas questões foram o ponto de partida desta pesquisa que propõe uma reflexão acerca das construções contemporâneas dos clássicos da marca Chanel. Por meio da análise de imagens de publicações publicitárias recentes da marca, procura-se apontar como tais clássicos se renovam e se apresentam como novidades no atual contexto da moda.

Palavras-chave


Chanel. Moda. Clássico. Contemporaneidade. Fotografia.

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