PROME - Programa de Mobilidade Estudantil da Universidade FUMEC

left_quote.jpg"Queridos, Quero agradecer a todos pela ajuda nesses ultimos meses fora. E quero contar um pouquinho do que estou sentindo agora que voltei. Viver na Argentina foi uma das melhores experiências que passei até em minha vida. A universidade Uade é muito boa. Os professores são ótimos e estrutura nem se fala. O conhecimento que recebi, irei usar muito. Estudar em outra língua foi um desafio e adorei consegui ir até o final em todas. A Coordenadora Melina é a argentina mais amável que eu conheci, vou senti muita falta dela. Ela não só estava sempre com um sorriso no rosto para ajudar quando era preciso, como também se tornou uma grande amiga. Viver em outro país sozinha me tornou diferente, hoje sinto que posso ir a qualquer lugar do mundo. Sem medo e com confiança que tudo vai dá certo. O intercambio abriu meus olhos para o mundo. É uma pena está formando e não pode fazer outro intercâmbio. Adorei melhorar meu espanhol, senti a diferença do espanhol de outros países. Agora estou pensando em espanhol e sem querer falo espanhol aqui no Brasil. Estou aprendendo a voltar a falar português. A cidade de Buenos Aires é linda e sempre vou indicar essa cidade para alguém morar. Ela faz parte do meu coração agora. Vou sentir falta das construções, dos parques, das festas, de toda a estória que respirei nesse lugar. Conheci pessoas de todo o mundo. Essa é uma das melhores coisas do intercambio. Conhecer culturas de lugares que nunca pensei e fazer amigos que espero encontrar mais vezes. Ano que vem vou conhecer a Áustria. A Carol e o Marcell da Fumec agora são meus Hermanos. Aprendi muito com eles e não sei explicar o carinho que sinto pelos dois. São da minha família agora. Estou de volta para Belo Horizonte, morrendo de saudade do meu tempo em Buenos Aires. Quero agradecer a Universidade Fumec por essa oportunidade e agradecer a vocês do Setor de Relações internacionais por todo o apoio. Parabéns pelo belo trabalho que estão fazendo, espero que isso continue para que mais pessoas possam viver essa experiência maravilhosa."

Thamires Metzker, aluna do curso de Design Gráfico.

left_quote.jpg
“Minha experiência como intercambista foi inesquecível. Tive a oportunidade de aprimorar meus estudos, conheci outras perspectivas, me relacionei com pessoas fantásticas, experimentei comidas gostosas, descobri cidades mágicas. A Universidade FUMEC me deu um olhar mais completo e bem crítico; o Brasil me deu uma melhor versão de mim mesma sob uma outra ótica de lidar com as coisas.” 

Marijose Páez Velázquez, aluna da Universidad Autónoma Metropolitana de México, que cursou Design de Interiores e Produto na FUMEC em 2014.

DSCN5310.png 

raissa.png

left_quote.jpg 
" Desde os primeiros períodos do curso de Design de Moda na FUMEC, eu percebi que o mercado pede cada vez mais pessoas que conseguem transitar bem entre diversas áreas, ser multidisciplinares e proativas. Surgiu a partir dali uma vontade muito grande de explorar todas as possibilidades e oportunidades que eu tinha na minha mão. Comecei a propor novas coisas, participar de projetos de Extensão, conhecer gente de diferentes áreas. Sempre com a proposta do coletivo, que acho muito importante. O intercâmbio foi onde eu pude colocar em prática tudo que tinha aprendido até então, mostrar para o mundo "de lá" como meu jeito de trabalhar e aprender por aqui estava dando certo.”

A​luna Raíssa Leão do curso de Design de Moda da FEA 

foto.jpg 

left_quote.jpg
"Fazer o curso na UADE de economia e negócios na Argentina foi uma oportunidade incrível oferecida pela FUMEC. Uma semana com muito conteúdo interessante e útil pro meu crescimento profissional. Os professores são muito bons, e respeitaram as limitações linguísticas. O curso foi dinâmico, com simulações de negociações e muito debate. A infra-estrutura da Universidade é uma das melhores que eu já vi, me despertou interesse em fazer intercâmbio na Argentina."


Maria Carolinna Camilo de Oliveira Marques, aluna do curso de Negócios Internacionais.

img04.png

left_quote.jpg

“A oportunidade de representar a Universidade FUMEC em um workshop internacional, acompanhando cinco alunos dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, foi muito enriquecedora, e estabeleceu uma conexão muito fértil para futuros projetos cooperativos entre a nossa Universidade e  as universidade europeias participantes.”

Professoras Adriana Tonani Mazzieiro e Maria Fernanda Loureiro.

left_quote.jpg“Eu fui intercambista pela FEA-FUMEC na cidade de Covilhã, em Portugal.

As fotos representam bastante a felicidade que foi ter feito esse intercâmbio, ainda mais levando o nome da FUMEC mundo afora!

Eu fiquei fora no 1º semestre de 2012 e recomendo a todos os alunos essa experiência inesquecível! Muito obrigada!”

 

Danielle Ferry, 2012.

img03.png
 

left_quote.jpg“Estudei na FUMEC por um semestre em 2011 e devo dizer que eu simplesmente adorei! Pude escolher temas de meu interesse em diferentes disciplinas, como a Antropologia Social e Ciência Política, e fazer cursos como Cultura Brasileira. Todos os professores foram muito bons e eu aprendi muito sobre o Brasil. Estudar na FUMEC foi uma maneira perfeita de melhorar minhas habilidades na língua portuguesa de uma forma muito dinâmica, foi uma experiência de vida da qual estou realmente orgulhosa e feliz.”

Matilda Dahlquist, que esteve em intercâmbio na FUMEC em 2011, cursando disciplinas dos cursos de Comunicação e Design.

img02.png

left_quote.jpg“Meu nome é Nadia, sou do México e estou fazendo intercâmbio na FEA-FUMEC, no curso de Design Gráfico. Até hoje minha experiência tem sido muito boa, tenho a oportunidade de ver como é a forma em que se desenvolve meu curso em outro país e isso faz com que minha visão da minha futura profissão seja maior, além de aperfeiçoar meus conhecimentos da língua portuguesa, junto com o conhecimento da cultura brasileira. Também acho que no âmbito pessoal é uma experiência que me permite crescer e melhorar."

Nadia Rivera, aluna da Universidad Autónoma Metropolitana de México, na FUMEC em 2013.

left_quote.jpg“Albert Einstein disse uma vez que “A mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original”, e depois do intercâmbio acredito nisso ainda mais. Não saberia dizer com palavras o que aprendi com esse intercâmbio, só o que sei é que valeu cada centavo e cada segundo investido e que estou à disposição de auxiliar qualquer um que deseje abrir também a sua mente”.

Gustavo Belga, estudante de Engenharia de Produto que esteve cinco meses em Florença, Itália, em 2012.

 img05.png

left_quote.jpg“Esta experiência foi muito importante para nós e para a Universidade. Para nós foi a oportunidade de novos contatos internacionais, o que é essencial para a carreira e para a Fumec foi o início de uma parceria que ja está dando novos resultados."

Professor Clodoaldo Nizza.

"A oportunidade de fazer uma disciplina fora do Brasil, em uma instituição de ensino como a UADE, permitiu ampliar nosso conhecimento e acrescentar experiências, através da vivência em outra realidade."

Professora Patrícia Ribeiro Campos de Abreu.

img01.png
prome2.jpg

left_quote.jpgQuando decidi fazer um intercâmbio acadêmico eu não tinha noção da importância disso na minha vida. A gente se prepara, estuda a língua do país de destino, mas na prática é tudo diferente. Mas depois que passa a adrenalina nos sentir falando outra língua só nos mostra que o mundo realmente cabe na nossa mão e que a linguagem é uma forma incrível de aproximar as pessoas que vivem nele. Estudar em uma faculdade no exterior é uma experiência que todos deveriam buscar, o crescimento pessoal é nítido e a bagagem que se leva de volta está lotada de aprendizado."


Vinicius Dummont de Oliveira, aluno do curso de Engenharia de produção/Civil Intercambista na UADE, Argentina
2º semestre de 2010

left_quote.jpgTenho absoluta certeza que minha escolha de fazer um intercâmbio acadêmico irá mudar minha vida na melhor maneira. Eu acredito que a melhor parte do aprendizado é a experiência de vida. Espero que mais alunos da FUMEC façam uso dos nossos convênios."

Rodolfo Pazzini, aluno do curso de Engenharia de Produção Civil Intercambista na Université de Cergy-Pontoise, França
2º semestre de 2010

prome1.jpg

prome6.jpg

left_quote.jpgOs ganhos ao se fazer um intercambio acadêmico são muitos. As diferentes visões de mundo e a cultura que nos são apresentadas nos proporcionam aprendizado e crescimento individual imensuráveis. E uma excelente e agradável oportunidade de auto-conhecimento, alem disso nos permite alargar o nosso ciclo de contatos com pessoas das mais diversas regiões do mundo, o que me permitiu conhecer e fazer grandes amizades com pessoas de outras culturas e modos de pensar diferentes. Sem sombra de duvida, estudar fora e uma experiência única."


Rafaela Pansiere Lopes, aluna do curso de Deisgn de Moda
Intercambista na UADE, Argentina
2º semestre de 2010

left_quote.jpgO intercâmbio estudantil é um experiência única, que permite ao aluno vivenciar outra cultura, aprender um idioma diferente e conhecer pessoas de diversos países. Aumenta suas chances profissionais, através de diversos contatos. Morar na França, em Marseille, tem sido uma lição de vida muito enriquecedora, tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista pessoal."

Flávia Figueira Aburjaile, aluna do curso de Biomedicina
Intercambista na Université de Provence, França
2º semestre de 2010

prome7.jpg
prome8.jpg

left_quote.jpgO intercâmbio está sendo uma ótima oportunidade para crescer academicamente e profissionalmente, obter novos conhecimentos e aprender outras línguas, trocar experiências com pessoas de culturas e ideais diferentes. Como intercambista, foi importante me adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer pessoalmente. Essa experiência marcará a minha vida, ensinando-me a ser mais autônoma, mais tolerante e mais aberta a inovações e mudanças. Estar aqui é fantástico e mágico como um sonho! Il vaut la peine d'être ici, venez vous aussi!"


Lorena Caixeta Gomes, aluna do curso de Biomedicina. Intercambista na Université de Picardie de Jules Verne, França
2º semestre de 2010

left_quote.jpgAtravés do intercâmbio proporcionado pela Universidade FUMEC tive a oportunidade de me ingressar na Université Picardie Jules Verne, situada em Amiens na França. Essa viagem enriqueceu o meu aprendizado pessoal, profissional e cultural que com certeza foi de grande valia para o meu currículo e futura formação acadêmica. Foi uma experiência incrível conviver com pessoas de culturas e idéias diferentes, trocar opiniões e conhecimentos, e assim também aprimorar o meu vocabulário lingüístico, realizando assim um sonho pessoal."

na Luiza Mares, aluna do curso de Biomedicina. Intercambista na Université de Picardie de Jules Verne, França
2º semestre de 2010


prome9.jpg
prome10.jpg

left_quote.jpgExistia um sonho...agora se tornou realidade! Graças a parceria da Universidade FUMEC e da minha família estou extasiado com as belezas da Europa. Esforçando o máximo para assimilar todo o conhecimento cultural, acadêmico e humano que tem sido oferecido a cada dia. É uma overdose de conhecimentos intelectuais. Ter oportunidade de estudar na França está sendo uma experiência memorável e enriquecedora, além do conhecimento adquirido tenho acesso ao esporte, a cultura e o contato direto com jovens de todos os países. Agradeço mais uma vez a Deus, aos meus pais e a todos que me incentivaram. Obrigado!"


Glauber Alcântara, aluno do curso de Biomedicina. Intercambista na Université de Picardie de Jules Verne, França
2º semestre de 2010

left_quote.jpgA Universidade de Kassel, centro de excelência em Estudos Ambientais, possui ótima infra-estrutura para receber alunos estrangeiros. Fomos convidados a voltar depois de formados para participar dos programas de mestrado que a instituição oferece. Para os alunos que se interessem, mas não dominam o idioma alemão, existem várias opções de mestrado na língua inglesa. A experiência em Kassel superou minhas expectativas e espero retornar à Alemanha para estudos futuros"


Carina Brumm (na foto ao lado da também aluna da Fumec, Mariana Pimenta) aluna do curso de Engenharia Ambiental. Participante do Summer School na Universidade de Kassel, Alemanha
1º semestre de 2010

prome5.jpg
prome3.jpg

left_quote.jpgMeu interesse na França é conhecer um pouco mais sobre as tecnologias que aqui se desenvolvem nas áreas de infraestrutura no transporte, sistema viário e novas tecnologias da engenharia que são matérias de peso aqui. "Acredito que seja bastante interessante para os alunos que fazem engenharias na FUMEC conhecerem outro ponto de vista ,outras dificuldades"


Thiago Correa Moulin, aluno do curso de Engenharia ambiental. Intercambista na Université de Cergy-Ponyoise, França
1º semestre de 2010

left_quote.jpgA experiência de intercambio, além de propiciar o acesso a novos recursos bibliográficos e ampliar o horizonte de oportunidades profissionais, no campo do direito, permitiu que me familiarizasse um pouco mais com o instrumento que melhor reflete a cultura de um povo: sua língua."


Mara Dutra Leite, aluna do curso de Direito. Intercambista na UADE, Argentina
1º e 2º semestres de 2010

prome4.jpg

prome11.jpg

left_quote.jpgEscolhi a Universidade de Cergy-Pontoise para fazer meu intercâmbio na França. A universidade fica a 40 minutos do centro de Paris, possui três campi (Les Chenes, Saint-Martin e Saint-Christophe) nos quais recebe cerca de 1000 intercambistas por ano, oriundos de diversos países. Esta internacionalidade dá ao aluno diversas opções de graduação. Na Faculdade de Direito, onde estou estudando, são oferecidos cursos de Direito Frances, Espanhol, Alemão e Anglo-saxônico, ministrados cada um na língua de seu país. Escolhi cursar Droit des Sociétés, Droit Fiscal Européen et International e Business Law. Tenho aprendido muito!!! Tem sido, sem dúvida, uma grande oportunidade."


Marina Diniz Candido, aluna do curso de Direito. Intercambista na Université de Cergy-Pontoise. 2º Semestre de 2008 e 1º Semestre de 2009

Atividades de professores e alunos da FUMEC no exterior

1. Prof. João Diniz oferece palestra na Polônia

prome12.jpgO Professor João Diniz, do curso de arquitetura da Universidade FUMEC, participou nos dias nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, do Seminário Conjunto Brasil-Polonia, na Universidade Politécnica de Gdansk, Polônia. Na ocasião o Professor ofereceu uma palestra com o tema relacionado à Praça 7 de Setembro, de Belo Horizonte, além de apresentar a Universidade FUMEC à comunidade acadêmica da universidade. O evento foi uma atividade da parceria que a Universidade FUMEC e a Universidade Politécnica de Gdansk mantêm para o curso de arquitetura e urbanismo.

 

 

2. Prof. João Diniz oferece palestra na Polônia

prome13.jpgPromovido pela Faculdade de Arquitetura e Design de Interiores da Hochschule Ostwestfalen-Lippe, parceira da Universidade FUMEC na Alemanha, o Summer Course in Advanced Digital Architectural Design, reuniu, entre os dias 18 de 31 de julho de 2010, na cidade de Detmold, Alemanha, professores e estudantes de arquitetura e design de seis universidades, para discutir os novos rumos e técnicas na Arquitetura Digital Avançada.

Nas duas semanas, os participantes vindos da Instambul Technical University, University of Plymouth, Politecnica e Milão, Universitá degli studi di Roma, Hochschule Ostwestfalen-Lippe além da Universidade FUMEC, participaram de seminários, workshops e visitas técnicas a importantes centros de tecnologia em design digital na Alemanha.


Grupo FUMEC

  • Professor Bruno Santa Cecília
  • Alunos
    • Fernanda Rodrigues de Paiva Trindade
    • Izabela Matos Americano Pinheiro de Lima
    • Renata de Barros Rodrigues Sales Bessa
    • Vinícius Amorim Assis

 

Links externos
Site do curso: http://www.hs-owl.de/adad
Álbum de fotos: http://picasaweb.google.com/ADAD.2010.Detmold

 

3. TE'TSAB.10 International Summer Workshop – Barcelona 2010

prome14.jpgOrganizado pela ETSAB- Escuela Tecnologica Superior de Arquitectura de Barcelona- o Workshop de verão reuniu alunos e professores de arquitetura das escolas de arquitetura do Illinois Institute of Technology, Chicago, Estados Unidos; Cork Center for Architectural Education, Cork, Irlanda; Tongji University, School of Architecture, Xangai, China e da Western Switzerland University of Applied Sciences, Genebra, Suíça.

Alunos e professores tiveram a oportunidade de elaborar projetos em grupos formados por integrantes de todas as instituições envolvidas, em torno do tema proposto, que para esse ano foi a elaboração de um projeto de revitalização de uma região antiga da cidade de Barcelona.


Grupo FUMEC

  • Professor José Euzébio Silveira
  • Alunos
    • Lorena R. de Carvalho
    • Luciana Azevedo Silva Montovani
    • Marina Evangelista Alves
    • Natalia Amorim Assis
    • Pedro Matos Lodi

 

Links externos
Vídeo com a apresentação do tema: http://upcommons.upc.edu/video/handle/2099.2/1823
Blog do workshop: http://tetsab10.blogspot.com