Programa de Iniciação Científica Júnior da FUMEC
BIC - Júnior FAPEMIG/CNPq

A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade FUMEC torna público que estão abertas inscrições para pesquisadores com vínculo com a FUMEC e projetos de pesquisas aprovados para o período de março de 2009 a fevereiro de 2010 se candidatarem a ORIENTADORES do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DA FUMEC, em parceria com Escolas Estaduais e Municipais.

Objetivos do Programa

O Programa de Iniciação Científica BIC-Júnior na FUMEC, criado para propiciar oportunidades aos estudantes do Ensino Médio e Profissional de participarem de atividades de pesquisa no âmbito da Universidade, tem como objetivos:

estimular os pesquisadores da Universidade FUMEC a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes do Ensino Médio e Profissional;

incentivar a participação de estudantes do Ensino Médio e Profissional junto a grupos de pesquisa da Universidade favorecendo uma aprendizagem por meio da investigação;

estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade no estudante do Ensino Médio e Profissional, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

estimular o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento e situações da vida

Atividades do Programa

O PROGRAMA BIC - Junior tem duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por mais 12(doze) meses, dependendo da continuidade ou não do projeto, e consta de duas etapas, assim descritas:

Período inicial - Com duração prevista de 4 (quatro) meses, este período é destinado ao processo de familiarização do estudante com a dinâmica da pesquisa científica. Ao final desse período o orientador deverá enviar um relatório de avaliação parcial e apresentar o projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo estudante no período avançado. Passarão para o período avançado os estudantes que forem avaliados positivamente pelo pesquisador e pelas equipes de coordenação do programa.

Período avançado - Com duração prevista para 8 (oito) meses. Esta etapa é destinada ao aprofundamento das questões desenvolvidas na etapa anterior e ao desenvolvimento do projeto de pesquisa proposto pelo estudante sob orientação de seu orientador.

O período de atividades dos estudantes selecionados terá início no dia 06 de Março de 2009, estendendo-se até 28 de fevereiro de 2010.

Atribuição de Bolsas-Auxílio

Do total dos estudantes do ensino Médio e Profissional selecionados para participarem do Programa, edição 2009/2010, 14 (quatorze) serão contemplados com bolsas-auxílio, no valor mensal de R$ 100,00 (cem reais), conforme quota de bolsa concedida à Universidade FUMEC pelo Programa BIC-Júnior, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais "FAPEMIG em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico" CNPq.

O pagamento mensal das bolsas-auxílio estará condicionado ao envio mensal, pelo pesquisador, do relatório de freqüência do(a) estudante.

Participação De Estudantes Não Bolsistas

Caso o número de pesquisadores permita a participação de um número de estudantes maior do que o número de bolsas poderá se abrir vagas para estudantes selecionados que concordem em participar do programa de forma voluntária (como não bolsistas).

Cancelamento Do Pagamento Da Bolsa

Os orientadores poderão solicitar ao Setor de Pós-graduação e Pesquisa o cancelamento do pagamento ao bolsista que descumprir o Plano de Trabalho, podendo o mesmo ser desligado do Programa caso receba do orientador 3 advertências consecutivas.

Os desligamentos e os pedidos de substituição deverão ser comunicados por escrito, tanto do estudante quanto do orientador, à Coordenadora da Comissão de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade FUMEC (CoPIC-FUMEC).

Participação Como Co-Orientador

Havendo anuência do(a) pesquisador(a) vinculado(a) à Universidade FUMEC, responsável pelo projeto de pesquisa, poderão atuar como CO-ORIENTADORES:

estudantes de Pós-graduação Stricto Sensu matriculados em cursos da Universidade FUMEC,

professores das escolas públicas vinculadas

professores/pesquisadores de outras instituições.

Documentos Necessários para a Inscrição

No ato da inscrição, os seguintes documentos deverão ser apresentados:

Formulário de Inscrição

Objetivos visados quanto à participação de estudante do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Plano de atividades do(a) estudante para as duas etapas do Programa (inicial e avançado) e

Plano de acompanhamento das atividades e frequência do(a) estudante.

Prazo e Local de Inscrição

As inscrições serão recebidas de 02 de março até 24 de março de 2009 no Setor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade FUMEC, sediado na Reitoria, endereço Av. Afonso Pena, 3880 – 4º andar, Bairro Cruzeiro, horário de funcionamento 9h às 12h30min e de 14h às 17h30min.

Análise das Propostas e Divulgação dos Resultados

As propostas serão analisadas pela CoPIC na Universidade FUMEC e o resultado será divulgado até o dia 31 de março de 2009.

Não serão aceitas inscrições fora dos prazos determinados neste Edital ou processos encaminhados com documentação incompleta. Será de responsabilidade de cada Pesquisador verificar a documentação, que será encaminhada, agrupada e grampeada ao Setor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade FUMEC.