MODALIDADES DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

São aceitas propostas de atividades de Extensão definidas e conceituadas como Projetos de Extensão, Cursos de Extensão, Eventos, Publicações, Programas, conforme descrito a seguir:

Caracteriza-se como Projeto de Extensão o arcabouço processual educacional, vinculado ou não a um programa, de caráter educativo, artístico, desportivo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado para o alcance dos resultados desejados, que articula o ensino e a pesquisa.

Caracteriza-se como Curso de Extensão um conjunto articulado de atividades pedagógicas de caráter teórico-prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de forma sistêmica, com carga horária definida, duração mínima de 8 (oito) horas e máxima de 180 (cento e oitenta) horas. Quantidade inferiores a 8h serão caracterizadas como mini curso.

Caracteriza-se como Evento uma ação que implica apresentação ou exibição, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico, desenvolvido, conservado e reconhecido pela Universidade, correspondente ou similar a congresso, seminário, minicurso, conferência, debate, encontro, feira, jornada, mesa-redonda, mostra, palestra, exposição, espetáculo, evento esportivo.

Caracteriza-se como Publicação passível desta seleção, artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, livros, revistas, cartilhas, manuais, CDs, DVDs e jornais. A publicação deve contribuir para a divulgação científica, tecnológica, sociocultural e artística, relativa à produção do corpo docente e discente da Universidade FUMEC.

Caracteriza-se como Programa um conjunto articulado de Projetos e outras atividades de Extensão (cursos, eventos, publicações), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual e contínua. E dotado de metodologia que articula as diversas ações, seja em função do público, da temática, da linha de extensão ou recorte territorial.