Perfil do curso

O objetivo é formar profissional com domínio dos conceitos fundamentais e capacidade para buscar contínua atualização e aperfeiçoamento. Oferece formação abrangente nas diversas áreas, tais como: Construção Civil; Geotecnia; Transportes; Recursos Hídricos; Saneamento Ambiental e Estruturas; domínio das técnicas de Administração; Gerenciamento dos Recursos Humanos e Materiais utilizados no exercício da profissão; capacidade de assimilação de novas tecnologias e conceitos científicos; capacidade para atuação em equipes multidisciplinares; senso ético-profissional, associado à responsabilidade social.

Estrutura Curricular

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o núcleo de conteúdos básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia; o núcleo de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, caracterizando a modalidade de Engenharia Civil; e o núcleo de conteúdos complementares, que oferece as disciplinas Projeto Integrado (PIN) e o Trabalho Final de Curso (TFC). Essas disciplinas propiciam uma vivência em diagnóstico e projeto de engenharia civil. As atividades didáticas específicas dispõem de infraestrutura completa de laboratórios (Física/Eletricidade e Instalações Elétricas; Informática; Mecânica dos Fluidos e Hidráulica; Topografia; Materiais de Construção; Química; Mecânica dos Solos; Saneamento Ambiental).

Campos de atuação

O egresso está apto a planejar, conceber, especificar, projetar nas diversas áreas da Engenharia Civil; analisar e avaliar a viabilidade econômica de projetos; realizar testes de aceitação e inspeção em obras e projetos; fiscalizar, executar vistorias e perícias, emitir laudos técnicos; supervisionar e avaliar a operação e a manutenção de sistemas; analisar projetos, oferecer consultoria e orientação técnica, supervisionar e coordenar estudos, projetos e serviços; realizar pesquisas e participar como agente no desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas e tecnologias.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto N.º nº 286, de 21 de dezembro de 2012.