Perfil do curso

O curso de Engenharia Química visa atender à grande demanda existente nas áreas de alimentos, meio ambiente, produção e sistemas, bioquímica, materiais, nuclear, controle de processos, mineração, metalurgia, energia, petroquímia, entre outras. O que se pretende com a sua implantação é dotar o mercado de profissionais com formação sólida nesta área. Profissionais que estejam efetivamente aptos a trabalhar nas empresas do setor, que tenham uma visão sistêmica e que possuam habilidades para acompanhar a evolução tecnológica da área.

As atividades didáticas do curso incluem aulas expositivas, exercícios para fixação de conceitos, trabalhos de pesquisa, estudos dirigidos, realização de experimentos com o auxílio de instrumentos e kits educacionais, visitas técnicas e provas.

Estrutura Curricular

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o núcleo de conteúdos básicos, comum a todos os cursos de Engenharia, propiciador de uma formação científica sólida, e os núcleos de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, que permitem uma formação tecnológica específica, caracterizando a modalidade de Engenharia Química. As disciplinas Projeto Integrado (PIN) e Trabalho Final de Curso (TFC) propiciam uma vivência em diagnóstico e projeto de Engenharia Química.

Campos de atuação

O Engenheiro Químico é um profissional de formação generalista, que atua no desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos, em escala industrial nas áreas de: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, tintas e vernizes, polímeros, meio ambiente, entre outras. Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química; supervisiona a manutenção e operação de sistemas. Desenvolve tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuem para a redução do impacto ambiental. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Aprovado em reunião do Conselho Universitário da Universidade FUMEC em 2013.