Engenharia de Produção Civil

Perfil do curso

A proposta do curso é desenvolver, no aluno, o perfil de empreendedor, aliando a sólida formação científica e tecnológica das disciplinas da Engenharia Civil aos conhecimentos de Gerência de Investimentos, Marketing Pessoal e Empresarial, Planejamento, Tecnologia e Gerência de Informação, Racionalização, Industrialização, Direito Empresarial, Gestão, Logística, Comunicação, Psicologia e Sociologia. O curso visa formar um profissional que também seja gerente e gestor na área de Engenharia Civil, preparado para tomar decisões acertadas e que tenha uma visão ética e humanista.

Estrutura Curricular

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre os núcleos de conteúdos básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia; núcleo de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, caracterizando a modalidade de Engenharia de Produção/Civil; e o núcleo de conteúdos complementares, que oferece as disciplinas Projeto Integrado (PIN) e o Trabalho Final de Curso (TFC). Essas disciplinas propiciam uma vivência em diagnóstico e projetos da área de Engenharia de Produção/Civil. As atividades didáticas específicas dispõem de infraestrutura completa de laboratórios de Física/Eletricidade e Instalações Elétricas; Informática; Mecânica dos Fluidos e Hidráulica; Topografia; Materiais de Construção; Química; Mecânica dos Solos e Saneamento Ambiental.

Campos de atuação

O egresso está apto a planejar, conceber, especificar, projetar nas diversas áreas da Engenharia deProdução/Civil; analisar e avaliar a viabilidade econômica de projetos; realizar testes de aceitação e inspeção em obras e projetos; fiscalizar, executar vistorias e perícias, emitir laudos técnicos; supervisionar e avaliar a operação e a manutenção de sistemas; analisar projetos, oferecer consultoria e orientação técnica, supervisionar e coordenar estudos, projetos e serviços; realizar pesquisas e participar como agente no desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas e tecnologias.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto N.º nº 286, de 21 de dezembro de 2012.