Apresentação

O curso de Engenharia da Produção oferece a mais atualizada e integrada formação  em Logística, projetos, operações, qualidade e produtividade, gerenciamento  e melhoria dos sistemas produtivos. Esses conteúdos são aplicados tanto em uma organização como entre as cadeias e redes de organizações que formam os setores da economia. Assim é a engenharia da produção: uma das áreas profissionais  que mais evoluem e contribuem para o presente e o futuro da criação de valor associando o engenho e a gestão numa dimensão estratégica para as organizações, o mercado e a sociedade. Trata e aplica integradamente os aspectos econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e de sustentabilidade.

Nesta modalidade, você não precisa vir à instituição em um horário fixo todos os dias para frequentar as aulas. Por meio de um roteiro pedagógico de estudos, cadernos didáticos e exercícios práticos, você tem acesso a sala de aula virtual para estudar, de acordo com o cronograma das disciplinas. Além disso, sempre que tiver dúvidas você pode encaminhá-las aos professores e /ou tutores por meio do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, você fica livre para programar seus horários e dias de estudo. A presença é requerida em avaliações escritas durante o curso.

O Curso visa preparar os futuros profissionais para situações de adaptação ágil e atualizada frente a novos desafios e conjunturas decorrentes da dinâmica de uma sociedade em transformação, a “sociedade do conhecimento”. O Curso é uma opção adequada para uma formação complementar de profissionais do mercado, para uma segunda graduação, preparando-os para ampliação de conhecimentos atualizados em outras dimensões integradoras da engenharia atual.

Perfil do curso


O curso forma profissionais de espírito empreendedor, com capacidade de análise crítica e de geração de valor diferenciado nas organizações aliando competências de engenho e gestão. A proposta do curso é desenvolver, no aluno, o perfil de empreendedor, aliando a sólida formação científica e tecnológica em disciplinas, cobrindo os processos comuns às diversas modalidade da engenharia aplicada em cadeias de suprimento. Dentro do contexto atual de avanços tecnológicos e de uma nova percepção sobre o aprendizado dos alunos na área de engenharia de produção, as competências e habilidades gerais são desenvolvidas nos estudos e práticas do programa do curso. Sua aplicação profissional é voltada para atuação em organizações que demandam a engenharia e gestão com uma visão integrada nos diversos  setores de atividades econômicas, estando habilitado para:

  • aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • planejar, supervisionar, elaborar e coordenador projetos e serviços de engenharia;
  • identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas produtivas;
  • supervisionar a logística, operação e a manutenção de sistemas;
  • avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos e indicadores de resultados;
  • comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • atuar em equipes multidisciplinares;
  • compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  • avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; 
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

Estrutura Curricular

Objetivo

Promover a formação superior considerando a profissionalização do aluno para o perfil de empreendedor organizacional, como também atender à uma demanda das organizações de diversos setores da economia em contratar profissionais qualificados, que desenvolverão, de forma competente, atividades empresariais e organizativas voltadas à projetos, operações, gerenciamento e melhoria dos sistemas produtivos, capaz de realizar análises, avaliações e perícia,  inspeção, controle de processos e produtos, garantia da qualidade, a melhoria da produtividade e excelência em sistemas de gestão certificáveis na produção e comercialização de bens e serviços.

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre os núcleos de conteúdos básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia; núcleo de conteúdos profissionalizantes e de conteúdos específicos, caracterizando a modalidade de Engenharia de Produção; o núcleo de conteúdos complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Essas disciplinas propiciam uma vivência em diagnóstico organizacional e de cadeias de suprimentos, projetos e otimização de processos da área de Engenharia de Produção. As atividades didáticas específicas serão conduzidas em laboratórios virtuais de Física geral, Mecânica/Eletricidade e Instalações Elétricas; Química geral e termodinâmica, Informática; Mecânica dos Fluidos e Hidráulica; Materiais de Construção; Mecânica dos Solos.


Campos de atuação

O egresso pode atuar integradamente nas mais variadas áreas desde o marketing, a comercialização,  a engenharia e desenvolvimento de produtos e serviços, a logística, as operações e manutenção e a gestão da qualidade em organizações e redes de organizações. A proposta do curso cobre os processos essenciais de engenharia e gerenciamento nos setores da economia, desde organizações do Agronegócio, da Celulose e papel, de Óleo e gás,  da Extração minera da Indústria de transformação e de bens, Construção civil, Comércio, Negócios de serviços e Administração em geral. Esses campos de atuação são enfocados também aliando os conhecimentos de gestão econômico-financeira e de Investimentos, Marketing e clientes, Psicologia, Sociologia e Comunicação, Gestão da informação, pesquisa operacional e racionalização. O curso ainda integra os conhecimentos de Direito Empresarial e ambiental, Gestão de cadeias de suprimentos e Logística, Excelência da gestão, qualidade e produtividade e Avaliação e perícias. O curso visa formar um profissional capaz de atuar tecnicamente e gerencialmente nas principais áreas de aplicação de Engenharia, preparado para tomar decisões estratégicas pautadas numa visão ética e humanista.