Perfil do curso

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade FUMEC (FEA-FUMEC) tem como objetivo formar engenheiros eletricistas capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais, através de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à sua formação profissional específica.

O graduando desse curso será capaz, tendo em vista a sua ênfase, de atender as demandas das empresas da área Elétrica, geradoras, distribuidoras e na indústria, ele também poderá vir a atuar na área de Telecomunicações.

Estrutura Curricular

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o núcleo de conteúdos básicos, comum a todos os cursos de Engenharia, os conteúdos profissionalizantes e os conteúdos essenciais, conjunto de conhecimentos comuns a todo engenheiro eletricista, constituindo-se como base para a sua formação, independente da formação profissional específica que possa escolher. Os conteúdos específicos correspondem ao conjunto de conhecimentos que compõem cada uma das ênfases oferecidas pelo Curso, fornecendo a especialização ao engenheiro, dentro de uma das áreas da engenharia Elétrica.
O Curso oferece duas ênfases, a escolha do aluno, que são:

• Eletrotécnica

• Telecomunicações

O aluno terá até o 8º período para decidir qual das ênfases ele irá seguir, pois as mesmas serão cursadas no 9º e 10º períodos. As disciplinas Projeto Integrado (PIN) e Trabalho Final de Curso (TFC) propiciam uma vivência em diagnóstico e projeto de Engenharia Elétrica.

Campos de atuação

O futuro Engenheiro Eletricista não pode mais se satisfazer em estar apto a desenvolver suas atividades com conceitos bem fundamentados para o exercício da profissão. Esse engenheiro não só se limitara a aplicação de conceitos tecnicamente corretos, mas terá que ir além.

O mercado exige um Engenheiro Eletricista altamente qualificado, com visão de mercado e capaz de coordenar informações, pessoas e também interpretar dinamicamente a realidade.

A FEA -FUMEC pretende formar profissional, na área de Engenharia Elétrica, que tenha: domínio dos conceitos fundamentais indispensáveis ao exercício da profissão e capacidade para buscar contínua atualização e aperfeiçoamento; formação abrangente às diversas áreas.

Aplicar os conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à prática da engenharia elétrica; Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Elétrica.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Aprovado em reunião do Conselho Universitário da Universidade FUMEC, em 20 de março de 2013.