Perfil do curso

O profissional terá formação ampla na área ambiental, com conhecimento gerencial, de relações humanas, capacidade de negociação, visão sistêmica das questões ambientais e conhecimento técnico abrangente e multidisciplinar. Ele será capaz de desenvolver projetos de controle ambiental, otimizar processos produtivos, propiciar a redução da geração de resíduos e da carga poluidora das diversas tipologias de empreendimentos potencialmente poluidores e reduzir os custos de tratamento e disposição final no meio ambiente.

Estrutura Curricular

Conteúdo

As disciplinas do curso estão dividas entre o Núcleo de Conteúdos Básicos, comuns a todos os cursos de Engenharia e o núcleo de Conteúdos Profissionalizantes, de Conteúdos Específicos e de Conteúdos Complementares, que tratam da Engenharia Ambiental diretamente. O Núcleo de Conteúdos Específicos é constituído de duas grandes áreas: Tecnologia Ambiental, referente aos processos produtivos, infra-estrutura, poluição e controle da poluição, e Gestão Ambiental, que abrange o planejamento, licenciamento, fiscalização e gestão.

Campos de atuação

O egresso estará apto a atuar nas áreas de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA); elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA); elaboração de Planos de Controle Ambiental (PCA); planejamento e recuperação ambientais; elaboração de estudos e projetos de saneamento básico; projetos de sistemas de controle da poluição do solo, hídrica e atmosférica; difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos na área ambiental.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto N.º nº 286, de 21 de dezembro de 2012.