Arquitetura e Urbanismo

Perfil do curso
O curso busca a formação plural e integral do arquiteto urbanista. O objetivo é profissionalizar um sujeito que se manifeste e participe do cotidiano da cidade e que seja, ao mesmo tempo, empreendedor, pesquisador e coordenador, sem abandonar o ser questionador, participativo, humano. O profissional deve ser capaz de propor a definição de macro diretrizes de caráter espacial, ainda que revestidas de um teor ético-político, necessário ao desenvolvimento equilibrado e sustentável das nossas cidades. A preservação do meio ambiente, a partir do enfoque da sustentabilidade, deve ser assumida como postura primordial no exercício profissional.

Estrutura Curricular

Conteúdo
O currículo é fundamentado em três núcleos: Núcleo de Expressão e Representação Gráfica, NET; Núcleo de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo, NHT; e Núcleo de Projeto Arquitetônico e Urbanístico, NPA. Eles comportam as disciplinas integrantes do grupo de conhecimentos específicos para a formação profissional, e ainda são apoiados pelos núcleos de Matemática e Física, NMF; Estruturas, NES; Construções e Transportes, NCT; Direito e Ciências Sociais, NDC; e Ciências do Ambiente, NCA. Essa estrutura integra o conhecimento de modo equilibrado e organizado.

Campos de atuação
O arquiteto urbanista atua na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.

Atos Legais de Autorização e Reconhecimento
Reconhecimento renovado pelo Decreto Estadual de 22 de junho de 2007.