O CURSO

O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais para o mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais e áreas afins.  A indústria de desenvolvimento de jogos digitais se encontra em franca expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil, com uma demanda cada dia mais crescente por profissionais qualificados. As habilidades deste profissional permitem que ele atue também em outras áreas, como na produção de computação gráfica para o cinema, a televisão e as novas mídias e no desenvolvimento de aplicações interativas

O curso oferece as melhores condições para que o aluno possa se inserir com sucesso neste mercado de trabalho dinâmico e inovador. A matriz curricular é atualizada e permite uma formação sólida e aplicada para o aluno.  O conteúdo da matriz foi desenvolvido por meio do diálogo com profissionais das empresas de desenvolvimento de jogos digitais e a comunidade acadêmica. O curso tem laboratórios, salas de aula e infraestrutura excelentes. Os professores são qualificados e têm experiência no mercado de desenvolvimento de jogos.  O estúdio de desenho, pintura e escultura permite a formação mais completa na produção com computação gráfica.  As técnicas e softwares que os alunos aprendem são amplamente utilizados na indústria de jogos digitais, em cada etapa de produção, e nas áreas afins mencionadas. A linguagem de programação adotada e suas aplicações são as mais interessantes e utilizadas no momento.

É o único curso no Brasil com um laboratório de captura de movimento para animação de personagens. Esta tecnologia é amplamente aplicada na produção de jogos de qualidade, que são populares em todo o mundo. No laboratório são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão, apoiados pelo CNPq, a FAPEMIG, a FUNARTE e o Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, além da própria Universidade FUMEC. Os projetos atuais trabalham com a animação de jogos desenvolvidos pelos alunos, na realização de um curta metragem de animação e na construção e manutenção do portal na web dedicado à animação e realidade aumentada com a captura de movimento.

Saiba mais sobre o curso nas reportagens do Jornal Estado de Minas e da TV Record:

Venha conhecer as instalações do curso de Jogos Digitais e o campus da Universidade FUMEC. Agende uma visita telefonando para (31) 3228-3056.

Estrutura Curricular

ONDE VOCÊ PODE TRABALHAR

As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a gerência do projeto, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, o design e a animação dos personagens e cenários, os testes e a distribuição do jogo desenvolvido nas diversas mídias disponíveis. O mercado de trabalho está em forte e sustentada expansão e tem demanda por profissionais qualificados e talentosos.

Com o conhecimento e a experiência adquiridos durante o curso, o egresso poderá atuar também no mercado do audiovisual, da modelagem e visualização de projetos arquitetônicos, de engenharia e científicos e na programação de aplicativos interativos com desenvoltura.

RECONHECIMENTO E CONCEITO DO CURSO
O curso de Jogos Digitais foi reconhecido pelo MEC e obteve o conceito global 4 em 5, como está na Portaria Nº 317, de 27 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2012.