Avalie seu curso

Qualidade: Como se mede?

Todos sabem que a percepção de qualidade varia de uma pessoa para outra. Mas todos concordam também que alguns atributos específicos são considerados diferenciais de sucesso e satisfação. Na Universidade FUMEC, um dos papéis da Comissão Própria de Avaliação (CPA) é fazer a comunidade acadêmica refletir sobre os valores que determinam a qualidade de um curso ou de uma universidade.

Anualmente, durante a Semana de Avaliação Institucional, todos – alunos, professores, coordenadores, diretores e técnico-administrativos – são convidados a avaliar de forma sigilosa alguns desses atributos mostrando como a qualidade da ação educacional está sendo percebida por cada um.

Estamos vivendo um momento que aponta para mudanças estruturais, de valores e de comportamentos. O Oriente Médio em plena efervescência, os estudantes universitários se manifestando no Chile, os EUA levando o mundo a uma crise econômica. Esses e outros acontecimentos mostram que as mudanças estão batendo à nossa porta e as pessoas e instituições que compreendê-las mais rapidamente sairão na frente.

Nesse sentido, as instituições de ensino, com destaque para as universidades, são responsáveis por agregar a qualidade no pensar, sentir e fazer, formando profissionais capazes de ajudar no desenvolvimento do país.

O desafio do dia a dia universitário é usar os resultados da avaliação para uma gestão voltada para a qualidade com maior aproveitamento de recursos e dos talentos. Qualidade pode não ser medida objetivamente, mas certamente se constrói com a participação de todos.

Esse ano a Semana de Avaliação Institucional acontece a partir do dia 7 de novembro, em toda a universidade.

As pessoas que participam sabem que estão agindo como aquela criança que vai devolvendo à água, as estrelas do mar que encontram na areia, conscientemente contribuem para a mudança. As que não participam, também contribuem, mas nesse caso para a descrença ou desmotivação para a melhoria.  A escolha de que lado cada um quer estar é uma questão pessoal. Mas, frente à possibilidade de participação, todos deveriam pensar mais na  comunidade  e não apenas  em si mesmos.  Quem participa tem direito de cobrar resultados, quem não participa pode apenas continuar se pronunciando negativamente.

 

Acesse o formulário e avalie o seu curso