03/02/2011

Universidade FUMEC realiza, neste sábado, as provas do Processo Seletivo para o curso de Engenharia Biomédica

Neste sábado, dia 5/02, das 14h às 17h30, a Universidade FUMEC realiza as provas do Processo Seletivo da nova graduação em Engenharia Biomédica, inédita em Belo Horizonte. Com duração de cinco anos, o curso disponibiliza 110 vagas para pessoas que pretendem trabalhar na área e para profissionais que já atuam, mas não possuem formação específica. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro, no turno da noite. As provas serão realizadas no prédio da FEA-FUMEC, na Rua Cobre, 200, Bairro Cruzeiro, BH-MG. O resultado será divulgado no dia 9/02, no portal www.fumec.br.

O curso propõe formar profissionais aptos a desenvolver, por meio de abordagens inovadoras, equipamentos aplicados na prevenção, diagnóstico, terapia de doenças, monitoração de parâmetros fisiológicos em centros cirúrgicos e unidades de tratamento e, ainda, aplicados na transmissão de dados e nas telecomunicações.

O engenheiro biomédico atua na pesquisa tecnológica, no desenvolvimento de equipamentos médico-hospitalares e de aparelhos voltados à assistência e à reabilitação de pessoas. É importante ainda no segmento das tecnologias assistivas, de laser, de ressonância magnética, na modelagem de sistemas biológicos, na produção de órgãos artificiais e no uso de biomateriais e biossensores.

O profissional também pode atuar na aquisição e processamento de sinais biológicos e de imagem, na telemedicina, em técnicas de diagnóstico e tratamento, nos processos de desinfecção e esterilização, calibração, aferição e manutenção de equipamentos médico-hospitalares, gestão e racionalização de recursos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, a área engloba quatro subáreas: Bioengenharia, Engenharia de Reabilitação, Engenharia Médica e Engenharia Clínica ou Hospitalar.

< Voltar para releases - Imprimir