22/06/2011

Evento reúne autoridades em BH para discutir a justiça brasileira

Somente 33% da população brasileira confiam na Justiça. A pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2010, comparou a confiança da população entre dez instituições, como polícia, imprensa e até partidos políticos. O sistema judiciário ficou em penúltimo lugar. 89% das pessoas que responderam à pesquisa apontaram a lentidão da Justiça como um dos grandes problemas e 70,8% disseram acreditar que o Judiciário é difícil de ser utilizado.

Os problemas e as propostas de avanço da Justiça serão debatidos no XX Encontro Nacional do Conpedi, que este ano é realizado em Belo Horizonte, na Universidade FUMEC, e reunirá cerca de mil profissionais do Direito. Entre as autoridades da área, destacam-se o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o professor Humberto Theodoro Júnior, referência nacional e internacional em Direito Processual Civil e que participa na elaboração do anteprojeto de Novo Código de Processo Civil.

Com o tema “Democracia e Reordenação do Pensamento Jurídico: Compatibilidade entre a Autonomia e a Intervenção Estatal”, o encontro pretende discutir a interferência do Estado na criação de leis e a autonomia privada. A Universidade FUMEC organizou esta edição de forma inovadora, já que apresentará painéis, mesas-redondas, grupos de trabalho e outros momentos exclusivos. Vale ressaltar que a Universidade FUMEC oferece programas de Mestrados na área de Direito há menos de dois anos e já sedia um encontro de tal porte, reconhecido nacionalmente.

Assuntos polêmicos e atuais serão tratados, caso da reforma do Código de Processo Civil, o novo Código Florestal, as mudanças do Código de Processo Penal, o direito e a união homoafetiva, entre outros. Além disso, o Encontro ainda mostra o papel do Direito na ciência, educação, Meio Ambiente, biodireito e até cultura e arte.

A programação está repleta para a abertura, que acontece nesta quarta-feira, dia 22 de junho. Entre as atividades, estão previstos lançamentos de livros e cerimônia de abertura com a presença de diversos juristas e advogados, entre eles o professor da faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, António José Avelãs Nunes. A palestra de abertura será conduzida pelo advogado e professor Humberto Theodoro Júnior, conhecido como um dos maiores nomes do Direito. Autor de diversos livros, escreveu “Curso de Direito Processual Civil”, obra considerada referência na área. Theodoro Júnior é um dos juristas que auxiliam na formulação do projeto para a reforma do Código de Processo Civil do país.

No site www.conpedi.org.br/eventos confira a programação completa do Encontro, que termina sábado.

< Voltar para releases - Imprimir