20/06/2011

2ª edição do Prêmio de Literatura Universidade FUMEC

Evento nacional que incentiva a produção literária premiou cinco novos talentos

No último dia 16 de junho, a Universidade FUMEC realizou a solenidade de entrega do 2º Prêmio de Literatura. A noite teve como objetivo principal agraciar os vencedores e, assim, incentivar a leitura e a produção literária no país, valorizando novos talentos do meio acadêmico. Com a presença de representantes de órgãos públicos, da área cultural e literária, imprensa especializada, dirigentes e professores da instituição e familiares dos autores dos contos premiados, a solenidade aconteceu no Espaço Cultural Phoenix, no Campus da FUMEC.

Francelino Pereira, ex-governador de Minas Gerais e atual Vice-presidente da Academia Mineira de Letras, ficou surpreso com a iniciativa da FUMEC. Pela primeira vez na instituição, ele se mostrou encantado com a infraestrutura do Campus. “Jamais imaginei que a FUMEC tivesse esta infraestrutura e dimensão que eu percebo nessa noite clara e encantadora. Tenho mais de 50 anos de vida pública e hoje estou aqui como se fosse uma criança, encantado. Confesso que essa é uma das melhores noites da minha vida”, sentenciou.

O reitor da Universidade FUMEC, professor Antonio Tomé Loures, abriu a solenidade ressaltando o papel da Instituição para contribuir para o crescimento intelectual dos estudantes. “A Universidade tem papel importante no desenvolvimento da imaginação. Motivá-los a investir na escrita, a partir de iniciativas como essa, é uma forma de incentivo. A arte, e em especial a literatura, engrandece o ser humano”, destacou.

O escritor Gonzaga de Medeiros conduziu um bate-papo entre os membros da comissão julgadora. A convidada da banca, professora  Haydée Ribeiro Coelho e o coordenador do projeto, professor Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, conversaram com os finalistas sobre o tema.

Em seguida, Medeiros anunciou os vencedores. Cada um recebeu uma placa e 10 exemplares do livro "Da Palavra à Literatura: narrativas contemporâneas – 2ª Edição", compilação dos trabalhos premiados.  Os vencedores da noite foram:

Menções Honrosas:

Patrícia Barbosa dos Santos, Kelysson Fernandes Soares e Fernando Domith de Paula Oliveira

Premiados:

1º lugar: Laura Cohen Rabelo
2º lugar: David Gonçalves Nordon
3º lugar Gustavo Almeida Campelo
4º lugar Pedro Cunha Gonçalves
5º lugar: Rodrigo Guimarães Pena

 

< Voltar para releases - Imprimir