Pesquisar
Close this search box.

Sites e Apps para ajudar a montar o seu roteiro de estudos para o ENEM

mulher em pé em uma sala de aula, segurando cadernos e alunos estudando no fundo.

Os estudos para o Enem 2023 já começaram e para obter bons resultados, os alunos devem aproveitar as ferramentas disponíveis em aplicativos e sites.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes para os estudantes brasileiros e começar a desenvolver métodos eficazes de estudos é importante, pois essa é uma maneira de obter boas notas e ingressar em uma universidade ou em um programa de bolsa.

O ciclo de estudos, por exemplo, é um dos métodos mais eficientes, uma vez que ele é feito como uma espécie de roteiro, para que o aprendiz não se perca diante das suas demandas diárias.

Entretanto, entendemos que são muitas matérias e assuntos para revisar, pois o Enem é uma prova que exige bastante conhecimento do candidato.

Para tanto, utilizar plataformas de estudo online pode representar uma maneira rentável e eficaz de se preparar para o Enem 2023, pois, em geral, essas ferramentas são gratuitas ou apresentam valores significativamente mais baixos do que aulas particulares ou cursos presenciais.

No conteúdo de hoje, vamos trazer dicas de sites e aplicativos que você pode utilizar para montar o seu próprio roteiro de estudos para as provas do Enem, confira!

O que é um roteiro de estudos?

24ttPdAM617LcDaH hS2fwWC 7c5rkkC5Tr6dRcj21XyvkLuC2eNyytiZjrg0VQYolvZ423zb8SBTRkoCFlX1Iot899M2GoeKJ COQE6d3Ef4HmUHImyKgUSw0c9IA9N U8X2CwwAeEcKdQMgzMMPmE

Antes de mencionarmos os sites e aplicativos, é preciso destacar que um roteiro de estudos é um plano desenvolvido para alcançar objetivos e metas relacionados ao aprendizado. Um guia de estudos pode conter diversos componentes, como:

  • Seleção de assuntos a serem estudados;
  • Um cronograma para cada matéria;
  • Objetivos claros de aprendizado para cada tópico;
  • Lista de fontes de pesquisa recomendadas, como livros, vídeos, apps, entre outros;
  • Estratégias para revisão e exercícios;
  • Pausas programadas e momentos de lazer.

Esse é um material flexível que pode ser adaptado conforme a rotina dos estudantes. 

DbXqXsCUApLBX42BR05O0VKRHRF9EBlSmoTgNTf73K

Quais são os melhores sites e Apps para montar um roteiro de estudos para o Enem?

  • Trello: O Trello é uma ferramenta que pode ser utilizada para organização, seja para fins acadêmicos ou até mesmo para o trabalho. Esse é um aplicativo de gerenciamento de tarefas que permite criar quadros, listas e cartões para organizar informações e atividades. Dessa forma, os estudantes podem usar o Trello para desenvolver um quadro de tarefas, adicionando o status delas – se precisam ser concluídas ou se ainda estão sendo realizadas – criando conteúdos, resolução de exercícios, leitura de livros e artigos, entre outros.
  • YouTube: Essa plataforma é popular e pode ser utilizada como um canal gratuito de estudos para o Enem 2023. Através da busca no YouTube, é possível encontrar uma grande variedade de canais de ensino que oferecem videoaulas. Além disso, existem canais populares para estudar, como o Me Salva, Descomplica, Canal Nostalgia, Ferretto Matemática, Fisicatotal e dentre outros.
  • Duolingo: Sabemos que o Enem exige conhecimento de língua estrangeira. Para começar a estudar para as questões em inglês ou espanhol, o Duolingo pode ser uma ferramenta útil. A plataforma oferece versão gratuita e exercícios de compreensão oral ou escrita, além de atividades de gramática e vocabulário.
  • Brainly: Esse site conta com um estudo diferente, visto que ele funciona como uma comunidade online. Isto é, os estudantes podem fazer perguntas e receber respostas de outros usuários, além de poderem responder perguntas. O aplicativo conta com uma grande quantidade de questões e respostas de diversas disciplinas, incluindo aquelas que são avaliadas no Enem.
  • MindMeister: O aplicativo de mapas mentais pode auxiliar no roteiro de estudos. Essa é uma ferramenta útil para estudantes que estão se preparando para o Enem. Os mapas mentais são uma técnica de estudo que permite organizar as informações de uma forma visual e hierárquica, facilitando a compreensão e memorização dos conteúdos. Além disso, o manuseio é muito simples e intuitivo, basta criar uma conta gratuita no site ou no aplicativo, escolher um modelo de mapa mental ou criar um novo mapa do zero.

Leia também: Enem 2023: Saiba o cronograma completo e o passo a passo de como se inscrever.

Como organizar um cronograma de estudos para o Enem?

Q1zoZiRlX4XnjLNjsVRZx2r9UKyBkV368Fw

Montar um roteiro de estudos vai ser o diferencial para quem está se preparando para o Enem 2023. 

Sabemos que a prova exige um nível de conhecimento elevado sobre linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além disso, tem a redação. 

Para estudar, é preciso ter objetivos claros, uma rotina definida e outros passos que devem ser seguidos, confira:

  1. Defina seus objetivos: Os objetivos claros ajudarão a direcionar os esforços do candidato. Saber priorizar os tópicos que precisam ser estudados com mais atenção é fundamental;
  2. Identifique os tópicos: Para se preparar adequadamente, é importante estudar todos esses tópicos e praticar exercícios para consolidar o conhecimento. Uma dica importante para quem vai fazer o exame pela primeira vez, é utilizar as provas antigas do Enem como referência para identificar os tópicos mais frequentes e como eles são abordados;
  3. Estabeleça um tempo de estudo diário: um roteiro de estudos já vai ajudar a estabelecer tempo e rotina. Essa é uma etapa extremamente importante para estudar com eficácia. Vale ressaltar que o Enem requer um alto nível de organização e disciplina;
  1. Inclua revisões e simulados: Essa etapa serve para consolidar o conhecimento adquirido em cada tópico de estudo. Assim, os estudos para o Enem podem ter um desempenho melhor.  É importante lembrar que essas atividades devem ser realizadas de forma consistente e regular, para que sejam efetivas;
  2. Seja flexível: Na hora de montar um roteiro de estudos, é essencial organizar o tempo para estudo, lazer, descanso, atividade física e descanso. Todas as atividades do dia devem estar encaixadas de forma flexível, sem deixar de cuidar de si e da saúde.

A preparação para as provas do Enem devem começar, uma vez que essas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

É preciso ter dedicação, disciplina e organização. Com um roteiro de estudos bem estruturado, que inclua revisões, simulados e a identificação dos tópicos mais importantes, você pode maximizar suas chances de sucesso na prova.

Consequentemente, o candidato terá maiores chances de um futuro promissor. Vale lembrar que o Enem é uma das principais formas de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil, bem como para programas governamentais de financiamento estudantil, como o FIES e o Prouni. 

Se você está se preparando para o Enem e já está pensando em continuar seus estudos em uma universidade de qualidade, a FUMEC tem uma proposta imperdível para você! Temos descontos, financiamentos e bolsas de até 100%, além de uma variedade de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

Nossos professores são altamente qualificados e possuem conexões com o mercado de trabalho, o que significa que você estará recebendo uma educação de ponta e pronta para o mercado.

Clique aqui e conheça os nossos cursos.

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você