24/05/2012

Semana Acadêmica da Fisioterapia apresenta as mais recentes técnicas e tecnologias

Nos dias 18 e 19 de maio, o curso de Fisioterapia da Universidade FUMEC promoveu a Semana Acadêmica 2012, com a oferta de cinco oficinas aos alunos: Recursos em Dermatofuncional; Palmilhas Ortopédicas, métodos de avaliação; Técnicas de Bandagem Funcional; Uso do Therasuit e a Reabilitação Virtual e Vivência em Pilates. “As oficinas aprofundam temas que são abordados no currículo básico. Através delas, os alunos têm acesso às mais recentes técnicas e tecnologias”, afirma a coordenadora do curso, professora Cláudia Mazzoni.

No dia 18, a oficina “Recursos em Dermatofuncional” foi ministrada pela professora do curso de Fisioterapia da FUMEC, Marilene de Paula Massoli, e pela fisioterapeuta da Fisiocontrol, Izabela Rancone. Na oportunidade os estudantes puderam conhecer os equipamentos, seu funcionamento e indicações. O heccus, utilizado no tratamento contra celulite, gordura localizada e no pós-operatório, a corrente russa e a corrente alsse, indicadas para fortalecimento muscular, e o aparelho de endermologia, utilizado em massagens corporais, foram os equipamentos apresentados.

“Nossa intenção foi mostrar essa especialização da fisioterapia, a dermato, e fornecer conceitos básicos, despertando o interesse dos alunos para a área. Além da estética, as técnicas são aplicadas na reabilitação, por exemplo, de lesões da derme, de cicatrizes, queimaduras, que devem ser tratadas pela fisioterapia. O fisioterapeuta possui conhecimentos e recursos que o esteticista não tem”, ressalta a professora Marilene.

No mesmo dia, a oficina “Palmilhas Ortopédicas, métodos de avaliação” foi ministrada pelo fisioterapeuta Marcelo Saliba. O objetivo foi ensinar os alunos a avaliar e indicar o uso de palmilhas. Elas podem proporcionar conforto para pessoas que ficam muito tempo em pé e podem atuar em diversas patologias, como esporão, joanete, tendinite, discrepância de membros (perna maior do que a outra), hérnia de disco. Dois equipamentos foram utilizados na avaliação, o podoscópio digital e o plantigrama.

Saliba formou-se na primeira turma do curso de Fisioterapia da Universidade FUMEC, em dezembro de 2008. “Sinto-me responsável em mostrar aos alunos os mitos da profissão. Se tiverem força de vontade e forem determinados, há espaço no mercado. Também é muito bom saber que a FUMEC confia em mim para fazer esse tipo de trabalho, levando conhecimento aos estudantes”, destaca o fisioterapeuta. Marcelo Saliba trabalha da clínica Fisio Sport Solution e é fisioterapeuta do time de futebol feminino do Clube Atlético Mineiro.

 ConfecoPalmilha3.jpg

Saliba ensina os alunos a avaliar a necessidade do uso da palmilha ortopédica

 

BandagemFuncional7.JPG

Alunos aprendem técnicas de bandagem funcional



Publicado em Fisioterapia, FCH, Graduação



< Voltar para notícias - Versão para Impressão