Últimas Notícias

09/01/2006

Portal de cooperação científica entre países árabes e América Latina já está no ar

Desde o início do mês de agosto, os países sul-americanos e árabes contam com um portal voltado para a sua cooperação técnica, científica e tecnológica. É o Aspa Science, site que foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), entidade associada à ABIPTI, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Cooperação e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Dentre outros objetivos, o site pretende promover a minimização de custos, o desenvolvimento de soluções, a ampliação da cooperação e o estabelecimento de acordos bilaterais e multilaterais técnicos, o intercâmbio de informações, o provimento de ferramenta virtual de conhecimento, o desenvolvimento de um fórum de discussão e das linhas de pesquisa entre a América Latina e os países árabes.

A primeira versão da ferramenta foi apresentada oficialmente em Caracas, no mês de julho, durante a 2ª Reunião de Altos Funcionários Árabes e Latino-Americanos – Cúpula Aspa. Na oportunidade, o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional do Ibict, Paulo César Siqueira, tratou sobre os aspectos técnicos da página e debateu questões relacionadas ao conteúdo do site. Além disso, convocou os representantes venezuelanos a participarem ativamente do desenvolvimento do portal.

A idéia do site surgiu em maio de 2005, durante a Cúpula dos Países Sul-Americanos e Países Árabes, realizada em Brasília. Hoje, 22 países da Liga Árabe e 12 da América Latina participam do portal Aspa Science. Para ter acesso ao portal Aspa Science, acesse http://www.aspa-science.org./

Fonte: periódico Gestão C&T online da Abipti - Associação Brasileira das instituições de pesquisa tecnológica - 14 a 19 de agosto.





< Voltar para notícias - Versão para Impressão