Últimas Notícias

04/09/2006

Pesquisa analisa relação entre atividade física e crescimento do coração

Estudantes dos cursos de educação física e fisioterapia dedicam-se, desde março, ao projeto de pesquisa “Efeito do nível de capacidade física sobre os parâmetros bioquímicos, metabólicos, card...

Estudantes dos cursos de educação física e fisioterapia dedicam-se, desde março, ao projeto de pesquisa “Efeito do nível de capacidade física sobre os parâmetros bioquímicos, metabólicos, cardiovasculares e sobre os peptídeos do sistema renina angiontensina, em indivíduos submetidos ao exercício físico”. O grupo analisa a relação entre o crescimento do coração e componentes do sistema renina-angiotensina no organismo humano, para identificar, desta forma, como a prática do exercício físico influencia no processo, que pode ter conseqüências patológicas.

A amostragem pesquisada inclui indivíduos sedentários, aqueles em atividade física regular e atletas que realizam alto nível de atividade física.  O coordenador da proposta interdisciplinar, aprovada pelo Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica (ProPIC - FUMEC), professor Ary Gomes Filho, ressalta que se trata de estudo inédito, conforme levantamento bibliográfico realizado pelo grupo, que não identificou trabalhos semelhantes.

Ele acrescenta que, além do Brasil, poucos países detêm a tecnologia de dosagem da angiotensina 1-7 empregada na pesquisa. “O grande diferencial do projeto é a possibilidade de associar tecnologias de ponta, tais como as técnicas de dosagem dos peptídeos e de determinação da expressão de gen dos receptores para angiotensina (1-7) e angiotensina II (polimorfismo), com a ergoespirometria e ecocardiografia, para o estudo em seres humanos”.

Gomes-Filho é Mestre e Doutor em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor das disciplinas Fisiologia Humana no curso de educação física e de Fisiologia do Exercício para os cursos de educação física e fisioterapia. Coordena, também, o grupo de estudos em Fisiologia do Exercício Cardiovascular e Metabólica e o Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade FUMEC.

 Além da FUMEC, onde é feita a triagem dos pacientes com consulta médica e coletas de sangue para realização do hemograma completo, estão envolvidos no projeto o hospital Madre Tereza, onde são desenvolvidos os exames de ergoespirometria e ecocardiografia, sob a responsabilidade dos médicos Marco Antônio Reis (pneumologista) e Alexandre Cobucci (cardiologista), respectivamente; e o Laboratório de Hipertensão da UFMG, onde serão feitas as análises sobre os componentes do sistema renina-angiotensina, sob a coordenação do prof. Dr. Robson Santos, um dos poucos pesquisadores do peptídeo Ang-(1-7) no Brasil.

O estudo foi iniciado depois da aprovação pelo comitê de ética do Hospital Madre Teresa. No primeiro semestre do ano, foram discutidos os aspectos metodológicos relacionados à coleta de dados e realizado o trabalho de levantamento e registro bibliográficos. Nos próximos três meses, a coleta e a análise dos dados serão feitas, com a conclusão do estudo até dezembro. “Ao incentivar a atuação científica dos professores, a participação dos alunos em projetos e a utilização de tecnologia científica de alto nível, a FUMEC está investindo na sua projeção na área de Pesquisa e Iniciação Científica”, acredita Gomes-Filho.

A pesquisa tem os objetivos de observar as diferenças entre parâmetros bioquímicos, em indivíduos com diferentes níveis de condicionamento físico, no repouso e durante teste de esforço; verificar a existência de correlações entre o nível de condicionamento físico, hipertrofia cardíaca, peptídeos Ang II e Ang-(1-7), polimorfismo dos receptores AT1 da Ang II e mas da Ang-(1-7) e a expressão da enzima conversora de angiotensina 2; observar durante quanto tempo os indivíduos permanecem acima do limiar de lactato de 4 mmoles e, ainda, se existe relação entre o tempo permanecido acima do limiar e os peptídeos do sistema renina-angiotensina.

Quem participa da pesquisa:

Coordenador:
Prof. Dr. Ary Gomes Filho (Educação Física)

Colaboradores:
Profa. Dra. Andrezza Vilaça Belo (Médica)
Profa. Dra. Mariana Gontijo Ramos (Bióloga)
Profa. Dra. Silvia Regina da Silveira Neves (Biomédica)

Alunos:
Bruno Queiroz Caetano (5º período / educação física)
Fernado Simplício (5º período / educação física)
Mauro Geraldi Rodrigues (5º período / educação física)
Natalia Bayão (5º período /fisioterapia)
Pedro Henrique Alves (5º período / educação física)
Willian Douglas Tadeu Barbosa (5º período / educação física)





< Voltar para notícias - Versão para Impressão