29/05/2009

Mestrado em Administração completa mais de 100 dissertações em Estratégia, Marketing e Comportamento Organizacional

O Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade de Ciências Empresariais da FUMEC completou, em maio de 2009, total de 105 dissertações defendidas nas linhas de pesquisa Estratégia e Tecnologias em ...

O Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade de Ciências Empresariais da FUMEC completou, em maio de 2009, total de 105 dissertações defendidas nas linhas de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing e Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.

O corpo de conhecimento produzido no Programa revela uma série de temáticas emergentes nos estudos de Administração, pesquisadas em grandes organizações (CEMIG, Vale, Mannesmann, Gerdau, Usiminas, Caixa Econômica Federal, Oi, Adservis), redes de pequenas e médias empresas (PMes), instituições de apoio às PMes (SEBRAE), de ensino, governamentais e do terceiro setor.

Na linha de marketing, foram produzidas 40 dissertações e os temas gerados referem-se a pesquisas sobre comportamento do consumidor, estudo de marcas, validações de escalas de satisfação, qualidade percebida e lealdade de clientes. Nessa mesma área, têm sido desenvolvidos trabalhos sobre a imagem e identidade de profissionais do segmento de serviços, marketing eleitoral e marketing digital.

Na linha de estratégia e empreendedorismo, os principais estudos conduzidos no programa versam sobre desempenho organizacional, fusões e aquisições, redes interorganizacionais, governança corporativa, responsabilidade social corporativa e desenvolvimento sustentável. Discentes e docentes do curso desenvolveram, também, escalas para mensurar o perfil do empreendedor brasileiro e metodologias de mapeamento de redes sociais e competências empreendedoras.

Em se tratando das pesquisas que associam comportamento organizacional e estratégia, algumas das dissertações apresentadas revelam os impactos do clima, comprometimento de identidade e diversidade organizacional no desempenho das empresas. Outros estudos retratam as novas tendências nas relações de trabalho, abordando temas como virtualização de tarefas, modernidade organizacional e gestão estratégica de carreiras.

Cabe destacar, também, o início da sedimentação de conhecimentos em áreas em que a FACE-FUMEC tradicionalmente atua na graduação e pós-graduação. Assim, pesquisas que associam estratégia com sistemas de informação e negócios internacionais também têm sido objeto de investigação por parte de alunos e professores do mestrado. Os resultados evidenciados nas diversas publicações dos docentes e discentes, em congressos e periódicos nacionais e internacionais, demonstram o engajamento da instituição em manter a qualidade do ensino e da pesquisa do programa de stricto sensu em Administração da Universidade FUMEC.






Publicado em Mestrado



< Voltar para notícias - Versão para Impressão