19/01/2023

Mensagem ao professor Marco Túlio de Freitas

Confira a íntegra da carta-homenagem na missa de sétimo dia do ex-diretor da FACE/FUMEC

Com muito pesar, no último dia 13 de janeiro de 2023, a Universidade FUMEC perdeu o estimado Prof. Marco Túlio de Freitas, ex-diretor da Faculdade de Ciências Empresariais (FACE). O prof. Marco Túlio era graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967) e mestre em Administração pela The Trustees of Columbia/New York/EUA (1974).  

Em sua missa de sétimo dia, no dia 19/01/2023, realizada na Paróquia Santo Antônio, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte-MG, foi lida a carta-homenagem ao querido professor. Confira a íntegra:  

- - -  

A quem sempre esteve presente, não nos permitimos pensar em sua ausência.
A quem sempre nos trouxe ensinamentos, o aprendizado é nossa ilibada herança.
A quem sempre nos iluminou, o legado é a chama que nunca deixa de brilhar.  

Iniciar uma homenagem ao querido professor Marco Túlio de Freitas é uma missão quase impossível. A grandeza de um profissional que marca nossas vidas transpõe o que frases e palavras possam expressar, ainda que emitidas pelos recônditos das nossas melhores memórias.  

Mais do que um professor e diretor da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC, a liderança e mentoria exercida pelo mestre Marco Túlio confunde-se com os próprios alicerces desta instituição de ensino superior, que teve o privilégio de contar com a sua presença em nossas salas de aula, onde o ato de lecionar exercido por ele fortalecia, a cada lição, o futuro acadêmico e profissional dos milhares de alunos que presenciaram sua arte de compartilhar conhecimentos e competências.  

A agradável peculiaridade de seus atos e a marcante perspicácia em suas atitudes nos soavam como presentes que sua inteligência e companheirismo nos ofertava cotidianamente. Seja nas agradáveis conversas na sala dos professores, nas múltiplas orientações ao corpo discente ou junto aos funcionários nos tratos administrativos, vê-lo pelos corredores da FACE e de toda a FUMEC eram filigranas diárias que formavam as melhores memórias que aquecem agora os nossos corações apenas pronunciando o seu nome.  

Nesta ocasião, em que é celebrada sua missa de sétimo dia, sob a égide deste templo de orações para os católicos, lembramos que o significado da palavra “católico” vem do grego “katholikós”, que significa “universal”. Portanto, nesta singela homenagem que prestamos ao professor Marco Túlio, tomamos a liberdade de oferecermos nossas condolências abrangendo a universalidade de todas as crenças que permeiam nossas almas, em que nos recolhemos a este momento de reflexão sobre o exemplar espírito do mestre Marco Túlio de Freitas.  

Ao mestre, com carinho. Ontem. Hoje. Amanhã.
Professor Marco Túlio, receba nossa gratidão eterna!

 



Publicado em , FACE



< Voltar para notícias - Versão para Impressão

Desenvolvimento: Bolt Brasil Comunicação Digital