24/05/2012

MEC reconhece curso de Engenharia Bioenergética da FUMEC: graduação recebe nota 4

Hoje, 24 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União - D.O.U -  a portaria nº 46, de 22 de maio de 2012, referente ao reconhecimento do curso de Engenharia Bioenergética da Universidade FUMEC pelo Ministério da Educação - MEC. O órgão concedeu nota 4 em 5 à graduação. “O reconhecimento do curso de Engenharia Bioenergética por parte do MEC reveste-se de grande importância não só para o curso ou para a Universidade FUMEC, mas, principalmente, para todas as pessoas que acreditam que o desenvolvimento humano baseado na sustentabilidade é o único caminho possível para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. A formação de profissionais que possam atuar na produção de recursos energéticos renováveis é fator preponderante na busca desta nova sociedade. Neste contexto o engenheiro bioenergético possui papel de destaque, pois ele pode contribuir para o desenvolvimento e produção de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás e demais biomassas) e de bioenergias (eólica, solar, hidráulica, mar, geotermia e células de hidrogênio)”, destaca o coordenador do curso, professor Gustavo Isaia.

Lançada em 2007, a graduação é oferecida no turno da noite e tem duração de cinco anos. Ela busca atender as expectativas do mercado, fornecendo ao aluno formação acadêmica (científica e tecnológica), somada à experiência prática. O objetivo é atender à grande necessidade existente de profissionais especializados na área de recursos bioenergéticos (biocombustíveis e bioenergias), servindo o mercado com profissionais que tenham uma visão ampla e que possuam habilidades para acompanhar a evolução tecnológica do setor. A formação do aluno não é feita exclusivamente em sala de aula, ela é complementada por aulas práticas em laboratórios (Física e Eletrotécnica; Informática; Mecânica dos Solos; Saneamento Ambiental; Eletrônica Analógica e Circuitos Elétricos; Química Tecnológica e Ambiental; Eletrônica Digital e Medidas Elétricas; e Recursos Bioenergéticos) e também por visitas em empreendimentos (empresas, indústrias, projetos, etc.) que atuam nas áreas específicas. A faculdade oferece também a oportunidade de participação em projetos de iniciação científica, em parceria com outros cursos, a fim de possibilitar aos estudantes a realização de estudos na área, bem como se habituarem a trabalhos de pesquisa.

Os interessados podem se inscrever no Vestibular FUMEC 2º/2012 neste portal. A prova acontece no dia 16 de junho de 2012.



Publicado em Engenharia Bioenergética, FEA, Graduação



< Voltar para notícias - Versão para Impressão