06/09/2012

Instituições de ensino apresentam propostas para Bienal Brasileira de Design

Quarta edição do evento acontece em BH e terá o patrocínio da FUMEC

No dia 6 de setembro de 2012, a Universidade FUMEC sediou reunião do Open School, evento integrante da IV Bienal Brasileira de Design que acontece de 19 de setembro a 31 de outubro de 2012, em Belo Horizonte, sob a coordenação da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Estiveram presentes representantes das escolas de design da FUMEC, UNI-BH, UNA, INAP, Izabela Hendrix, UFMG, UEMG e Estácio de Sá, além do Sebrae-MG, que junto com a Universidade FUMEC, UEMG e Ponteio Lar Shopping patrocinam a Bienal.

O reitor da UEMG, prof. Dijon Moraes, abriu o encontro apresentando o histórico da Bienal Brasileira de Design desde sua primeira edição. Segundo ele, um dos avanços desta edição será a inserção da Academia no evento. “Teremos a realização do Fórum Internacional de Design, com apresentação de artigos e debates, além do Open School, que será uma oportunidade de abrir para a comunidade o que as escolas de design estão fazendo e promover a interação entre as mesmas”, ressaltou o reitor.

Moraes ainda agradeceu a parceria efetiva da FUMEC como patrocinadora da Bienal. “O evento será uma grande vitrine para Minas Gerais e para as universidades”, afirmou. O pró-reitor de Graduação da FUMEC, prof. Guilherme Moutinho, representou o reitor na reunião, colocando a Instituição à disposição da organização do evento. “Enxergamos a importância do design e do profissional de design. Para a FUMEC é um orgulho participar da Bienal”, disse. “Nosso curso de design tem produzido bons frutos. Nossos alunos participam constantemente de premiações nacionais e internacionais, resultado da excelente infraestrutura e corpo docente”, completou o diretor-geral da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, prof. Luiz Lacerda.

Em seguida, a professora da FUMEC e uma das organizadoras do Open School, Cristina Abijaode, apresentou a estrutura do evento, que acontece de 10 a 28 de setembro nas escolas de design de BH. “O conceito do Open School é Universatilidade, para exprimir as múltiplas possibilidades dessa experiência e alinhar-se ao tema Diversidade desta Bienal Brasileira de Design”, disse a professora.

O Open School será realizado através de “eventos-célula” em cada escola, que serão registrados em vídeo. A apresentação do resultado final, compondo o “organismo”, será numa diferenciada exposição no Ponteio Lar Shopping, que acontece de 15 a 31 de outubro de 2012. Para manter a unidade o tema a ser trabalhado nos eventos-célula será Nômades Urbanos.

Dando sequência à reunião, cada escola participante apresentou as atividades a serem desenvolvidas. Os coordenadores dos cursos de Design Gráfico, Design de Interiores e Design de Produto, professores Guilherme Guazzi, Fernanda Loureiro e Eliseu Rezende, expuseram a proposta da FUMEC, que consistirá na realização de duas palestras e duas oficinas.

1_ok.jpg

Reunião na FUMEC apresenta propostas para o Open School, evento da IV Bienal Brasileira de Design

2_ok_1.jpg

Diretor-geral da FEA, Luiz Lacerda, pró-reitor de Graduação da FUMEC, prof. Guilherme Moutinho, reitor da UEMG, prof. Dijon Moraes, e profa. Cristina Abijaode recebem representantes das escolas de Design de BH

Créditos: Raquel Alves



Publicado em Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, FEA, Graduação



< Voltar para notícias - Versão para Impressão