06/03/2013

FUMEC promove a palestra “Educação contemporânea no contexto das tecnologias digitais”

Evento acontece no dia 20 de março de 2013, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Phoenix

photo.jpg

A Universidade FUMEC promove a palestra “Educação contemporânea no contexto das tecnologias digitais”, ministrada pelo professor Ronaldo Mota, pesquisador da University of London. O evento acontece no dia 20 de março de 2013, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Phoenix, localizado no Campus Cruzeiro da Universidade FUMEC (rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro). Ele é direcionado a profissionais, professores e dirigentes da área de educação, com a intenção de promover uma reflexão sobre o aluno contemporâneo e o uso de novas tecnologias na educação. A palestra é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail palestra@fumec.br, e os interessados devem informar nome completo, telefone e e-mail.

Segundo Mota, nos processos educativos contemporâneos uma exigência adicional é preparar futuros profissionais e cidadãos em geral para um mundo em permanente transformação, onde a aprendizagem para inovação fazendo uso de tecnologias digitais, mais do que uma possibilidade, se mostra uma necessidade. Para tanto, as novas tecnologias podem desempenhar grande influência nos papéis que aprendizes e mestres experimentam ao longo de suas vivências escolares.

“As relações sociais e nossos hábitos e costumes cotidianos estão sofrendo grandes modificações, seja no trabalho, no ambiente doméstico e nos acessos aos serviços em geral e as tecnologias digitais têm cooperado fortemente para tanto. No entanto, do ponto de vista exclusivamente educacional, as transformações ainda são incipientes dentro das escolas, refletindo o fato segundo o qual o setor da educação tem sido impactado com relativo atraso, quando comparado aos demais setores sociais. Ainda que já estejam disponíveis em escolas as novas tecnologias, mesmo as mais sofisticadas, permitindo um nível de possibilidades e interatividade sem precedentes, a efetiva e adequada utilização em sala de aula é ainda pequena, se comparada com o seu correspondente uso em outros ramos de atividades, fazendo com que a educação experimente estar relativamente distante da fronteira em termos de apropriação de novidades tecnológicas”, afirma o professor.

“Um país cuja força de trabalho não estiver devidamente preparada para os desafios de um mundo que tem na inovação o elemento diferencial mais relevante, não terá como competir globalmente. Profissionais cujas formações educacionais permitirem apenas trabalhos manuais simples e de baixa complexidade estarão totalmente deslocados, com muitas dificuldades em obter níveis de satisfação e de sucesso desejados. Nesse sentido, o baixo nível educacional e as metodologias não compatíveis com as demandas do mundo contemporâneo podem limitar, de forma definitiva, as possibilidades de uma nação ter um desenvolvimento econômico e social sustentável”, completa.

Ronaldo Mota

Ronaldo Mota ocupa atualmente a Cátedra Anísio Teixeira/CAPES, como Visiting Professorial Fellow no Institute of Education da University of London, e é Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre na Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutor pela University of British Columbia-Canadá e pela University of Utah-EUA.

Na área da Educação, as áreas de interesse são: Tecnologias Educacionais Inovadoras, Educação Superior em geral, Aprendizagem Independente e Gestão da Inovação. Foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação. Condecorado pelo Presidente da República Comendador e promovido à Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Também é Presidente da empresa start-up Neoprospecta.

Serviço:

Palestra "Educação contemporânea no contexto das tecnologias digitais", com Ronaldo Mota

Data: 20 de março de 2013

Horário: das 17h às 19h

Local: Universidade FUMEC - Espaço Cultural Phoenix (Rua Cobre, 200 – Bairro Cruzeiro)



Publicado em , Doutorado, Extensão, FACE, FCH, FEA, Graduação, Graduação Tecnológica, Mestrado, Pesquisa, Relações Internacionais



< Voltar para notícias - Versão para Impressão