22/05/2013

FUMEC inaugura a primeira usina solar fotovoltaica dentro de uma universidade

Na tarde do dia 21 de maio foi inaugurada a primeira usina solar fotovoltaica instalada dentro de uma Universidade em Belo Horizonte. A cerimônia, voltada para alunos, professores e funcionários, iniciou com a apresentação do coral da FUMEC, seguido pelo discurso do coordenador do curso de Engenharia Bioenergética e um dos idealizadores do projeto, professor Gustavo Isaia. Ele agradeceu a todos envolvidos no projeto e ressaltou a importância da usina para a Universidade: “Hoje é um dia muito especial para a Universidade FUMEC e em especial para a Faculdade de Engenharia e Arquitetura e para o curso de Engenharia Bioenergética. O que estamos inaugurando hoje é fruto de uma concepção feita dentro da Universidade, desde o projeto até a instalação. Participei do projeto da usina desde o início com o apoio de toda comunidade acadêmica. Há seis anos leciono nesta instituição e não me canso de ver a potencialidade e capacidade da Universidade”, ressalta.

O diretor-geral da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, professor Luiz de Lacerda Júnior, enfatizou o trabalho em equipe: “O trabalho desenvolvido pela FEA envolveu toda a Universidade. A FUMEC é uma equipe onde todo o trabalho cresce a cada dia e melhorando cada vez mais. Este resultado não poderia ter sido melhor. Parabéns a todos!”, finaliza.

Já o reitor, prof. Doutor Eduardo Martins, destacou a relevância do projeto para a FUMEC: “A FUMEC vive hoje um momento ímpar de crescimento no mercado educacional. Nosso objetivo é que os alunos tenham contato com a prática desde os primeiros períodos. Um projeto com tamanha dimensão reafirma dos nossos diferenciais, além da qualidade de ensino e a constante preocupação em evoluir”,  destaca.

O sistema, similar ao instalado no estádio do Mineirão, foi desenvolvido por alunos e professores da Instituição. A usina acaba de ser implantada e consegue gerar energia suficiente para abastecer o espaço de convivência do campus Cruzeiro.

usina_1.jpgReitor, prof. dr. Eduardo Martins de Lima, diretor-geral da FEA/FUMEC, prof. Luiz de Lacerda Júnior e o coordenador do curso de Engenharia Bioenergética, prof. Gustavo Isaia

usina_2.jpg



Publicado em Engenharia Bioenergética, Doutorado, Extensão, FACE, FCH, FEA, Graduação, Mestrado



< Voltar para notícias - Versão para Impressão