Últimas Notícias

10/10/2007

Festival de Corais valoriza a cultura brasileira

O Festival de Corais é um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro e já pode ser considerado o maior do Brasil. Em seu quinto ano de realização, faz parte do calendário cultural da cidade, propiciando o interc&...

O Festival de Corais é um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro e já pode ser considerado o maior do Brasil. Em seu quinto ano de realização, faz parte do calendário cultural da cidade, propiciando o intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e público, sempre com apresentações gratuitas em pontos turísticos da cidade. Um de seus objetivos é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais.

Em 2007, a programação procura resgatar e valorizar a cultura brasileira por meio dos tambores. "A união de vozes de diversas regiões e seus instrumentos percussivos nos remete às duas formas mais antigas de comunicação detectadas em nossa cultura: o canto e o ritmo", afirma Lindomar Gomes, idealizador e curador do Festival de Corais.

O evento recebe 85 coros de diversas regiões do país, totalizando mais de 2500 participantes - um recorde para o evento. São grupos infantis, juvenis e adultos que vieram de diversas cidades do Brasil, como: Abreu e Lima (PE), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Cachoeira do Sul (RS), Mairinque (SP), Salvador (BA), Teresina (PI), Paulínia (SP), Aracaju (SE), Veredinha (MG) e Florianópolis (SC). Além desses, participam os corais internacionais Coro Voces Oscuras Rafael Alejandro Terán e Coral de Docentes Ilustre Americano, da Venezuela, e o Coral APZ, da Eslovênia.





< Voltar para notícias - Versão para Impressão