25/04/2018

Exposição Voyeurismo 510 – de 23 de maio a 1º de junho de 2018 na Universidade FUMEC

A iniciativa, que pretende originar uma série anual de mostras, visa exibir, de maneira anônima, obras pertencentes a coleções particulares de moradores da cidade de Belo Horizonte

No período de 23 de maio a 01 de junho de 2018, a Universidade FUMEC apresenta, na Biblioteca, a Exposição Voyeurismo 510. A iniciativa, que pretende originar uma série anual de mostras, visa exibir, de maneira anônima, obras pertencentes a coleções particulares de moradores da cidade de Belo Horizonte.

Em Voyeurismo 510, o colecionador (40 anos, biólogo, residente no n.º 510 de alguma rua da Capital) apresenta-se ao público por meio do seu acervo. “Sempre apreciei música e artes plásticas. Contudo, comecei a reunir objetos há poucos anos. O que me motiva é o olhar, a apreciação, a descoberta. Sou atento ao meu instinto e não me prendo a uma estética apenas. Para mim, arte é mais que beleza, é desafio, vivência, emoção.”, afirma ele. A curadora da mostra, Profa. Andréia Laura Prates, lembra que “o termo voyeur tem origem no francês e significa alguém que observa, que vê. No ato de analisar sem ser identificado, o voyeur permanece anônimo ao olhar dos demais, e com isto ganha a liberdade para descobrir, permanecer ou alterar o foco de sua observação. A Exposição Voyeurismo 510  traz o acervo de um colecionador e nos proporciona um exame íntimo deste, através das suas obras, sem que o mesmo tenha ciência de quem o observa. Neste ato de observar o convite da associação entre a obra e seu colecionador é irresistível.”

Na seleção das obras para composição do evento, as questões como técnica, valor, época, artista ou formato foram secundárias. Ao invés disso, cuidou-se para que o colecionador não fosse autor de nenhum dos trabalhos que integram a mostra e que todas as peças estivessem, de fato, expostas em algum ambiente de sua residência.

Voyeurismo 510, além da observação anônima da intimidade, apresenta ao público as possibilidades reais de uma coletânea particular, ilustrando a presença da arte no cotidiano de uma residência. Num jogo de ocultação, a exposição motiva questionamentos sobre a personalidade do colecionador, as razões do acervo, afetos e outros aspectos que influenciam ou são influenciados pelas obras de arte. Voyeurismo 510 é um convite, é uma porta entreaberta para observação e descobertas.

SERVIÇO

Exposição Voyeurismo 510

Período: 23 de maio a 01 de junho de 2018

Curadoria: Profa. Andréia Laura Prates

Projeto Mais Arte na Biblioteca

Local: Biblioteca Universitária | Universidade Fumec – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro

Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira) | 08h às 14h (sábados)

Apoio: Gráfica O Lutador

Contatos: (31) 3228-3033; biblioteca@fumec.br

Entrada franca.

 



Publicado em ,



< Voltar para notícias - Versão para Impressão