13/09/2022

Exposição (Re)Conhecimentos

60 anos de FUMEC

reconhecimentos-feed.png

A FUMEC completará, em 2023, 60 anos e, para celebrar, o Projeto Mais Arte na Biblioteca realizará uma série de mostras das obras de arte pertencentes ao acervo da Universidade. O objetivo das exposições é possibilitar que as peças, muitas vezes restritas a poucos apreciadores, possam ser (re)conhecidas por integrantes da comunidade acadêmica  e visitantes que, cotidianamente, não frequentam os espaços onde elas originalmente se encontram. A primeira exposição da série, com itens do acervo da Faculdade de Ciências Empresariais (Face) apresenta trabalhos de Amílcar de Castro, Carlos Bracher, Erli Fantini, Evandro Carlos Jardim, Eymard Brandão, Inimá de Paula, Fernando Lucchesi, Fernando M. Velloso, Jorge dos Anjos, Julio Cesar, Manfredo de Souzanetto, Maria Helena Andrés, Marco Túlio Resende, Marcos Coelho Benjamim, Miriam Tolpolar, Mônica Sartori,  Noêmia Motta, Sílvio Oppenheim e Tito de Alencastro.

Para o curador da exposição, Prof. Dr. Henrique Cordeiro Martins, já se passaram 60 anos e muitas conquistas e histórias foram construídas nesse período. A exposição reúne as obras que fazem parte desta trajetória e contribuíram para o valor e o prestígio cultural conquistado pela Universidade FUMEC. Conforme descreve Benedetto Croce, “a cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma”.

Assim, ao apresentar o acervo de arte da Universidade, a Exposição (Re)Conhecimentos: 60 anos de FUMEC possibilita que o espectador, além de se encantar com as belas obras, compreenda um pouco da trajetória da FUMEC que, reconhecendo o talento de artistas brasileiros, por décadas reiterou o seu objetivo institucional de “estimular a criação cultural” e “promover benefícios resultantes da criação artística”. Celebra-se, nesta mostra, o legado da Universidade FUMEC e o seu compromisso para, também na próxima décadas, respeitar e preservar a cultura brasileira.

 



Publicado em , FACE, FCH, FEA



< Voltar para notícias - Versão para Impressão