Pesquisar
Close this search box.

Exposição: “Por que não tenho medo de lhe dizer quem sou”, de Mirele Brant

No período de 27 de março a 12 de maio, a Biblioteca da FCH apresenta a Exposição “Por que não tenho medo de lhe dizer quem sou”, da artista visual Mirele Brant.

A concepção da mostra, explica Mirele Brant, “está baseada na busca pelo autoconhecimento através das relações humanas, a partir da exposição de; duas telas de pintura, uma parede onde objetos pessoais são expostos juntamente com dois diários visuais contendo cartas, convites, bilhetes e resíduos de lugares e momentos, e uma parede que convida à participação das pessoas. O meu interesse com a participação das pessoas em uma das paredes, está situado em observar as maneiras como diferentes indivíduos interagem e percebem minhas questõesbuscando ajuda-los a se abrir ao se revelarem e se aceitarem”.

acb8fa9e0c6fe56a42332ab5d14bf458 f8400

Na exposição há duas telas que apresentam momentos significativos da vida da artista e representam um movimento de morte e, em seguida, de renascimento. Nas duas telas, estão presentes elementos e signos místicos que simbolizam crenças e visões pessoais relacionadas ao contexto vivido.

A exposição está ancorada em uma visão de arte que pode também atuar no entendimento das relações humanas e na busca pelo conhecimento pessoal. A artista entende que “ser” uma pessoa, implica sempre em “tornar-se” uma pessoa, estar em um processo permanente e dinâmico. Reconhece que os medos que experimentamos e os riscos envolvidos nas comunicações interpessoais buscam refúgios em papéis, máscaras e jogos. E é desvelando-se ao olhar do outro, que busca encontrar uma comunicação sobre nossas relações, tão difíceis no momento atual.

Afora a busca pelo autoconhecimento, existe, na exposição, questões relacionadas ao acúmulo. Os diários apresentados são acúmulos de embalagens, cartas e bilhetes pessoais, resquícios de lugares onde Mirele Brant esteve ou mesmo resíduos de conversas que foram acumulando-se por mais de 10 anos. “Além dos diários, diferentes tipos de objetos pessoais como roupa, sapato, bolsa, objetos decorativos, discos, livros e tantos outros que identificam meus gostos, pensamentos e escolhas através daquilo que consumo, são expostos como em uma vitrine da minha identidade”, finaliza Mirele Brant.

939a60c788272e62e26a5c41d0029444 f8401

SERVIÇO

Exposição Por que não tenho medo de lhe dizer quem sou

Artista: Mirele Brant
Período: 27 de março a 12 de maio de 2017
Curadoria: Profa. Andreia Laura Prates
Projeto Mais Arte na Biblioteca

Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro
Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira) | 08h às 14h (sábados)
Apoio: Gráfica O Lutador; DCE Fumec
Contatos: (31) 3228-3033 | [email protected]
Entrada franca.  

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você

Inovações Na Educação Superior 

Elaboramos esse artigo para te ajudar a entender melhor alguns aspectos relacionados a esse movimento e mostrar como a FUMEC inova em todos os cursos, sejam eles em modo presencial ou EaD.