09/11/2018

Exposição "Narrativas Visuais"

12 de novembro a 07 de dezembro

imagem_noticia.png

 

No período de 12 de novembro a 07 de dezembro de 2018 a Universidade FUMEC recebe, na Galeria da Biblioteca, a Exposição Narrativas Visuais, com obras do ilustrador e quadrinista Dan Arrows

Dan Arrows é um amante de longa data dos quadrinhos e mangás, reunindo mais de uma década de experiência na produção de HQs para publicidade e educação. Antes de criar o Samurai Boy, sua premiada webcomic, Dan também foi ilustrador e coautor de diversos livros infantis e quadrinhos.

Durante 10 anos, o quadrinista atuou no mercado publicitário em Belo Horizonte e São Paulo como diretor de arte. Mestre em Cinema pela UFMG e especialista em História da Cultura e da Arte, Dan também lecionou artes visuais em algumas das universidades mais prestigiadas do Brasil. Hoje, o ilustrador é professor nos cursos de Computação Gráfica, Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC.

Dan afirma que “a paixão por narrativas visuais sempre marcou a minha trajetória e tenho especial interesse em contar histórias para leitores de todas as idades”. Além de histórias em quadrinhos, Arrows se interessa por samurais, romance, séries de TV, desenhos animados e videogames.

Narrativas Visuais é uma exposição que traz histórias contadas através de imagens, revelando como todos os seus componentes podem ter múltiplos significados: desde a cor de um elemento secundário em cena, um detalhe da expressão facial de um personagem ou até a composição de uma página inteira. A mostra evidencia, ainda, o caráter subjetivo da interpretação, que revela novas histórias por trás de cada ilustração. Além disso, é possível ter contato com o processo criativo e métodos usados pelo artista em diversas obras.

Nas palavras do curador da mostra, Prof. Rodrigo Fonseca, “Das figuras rupestres aos mosaicos e ilustrações da Antiguidade, da iconografia e iluminuras medievais à pintura renascentista, das gravuras à fotografia, da animação ao cinema, a arte da narrativa visual ecoa no tempo e contagia sempre novos gestos criativos. Os artistas da imagem contam histórias, inventam personagens para viverem as tramas que são deles, mas são nossos também, porque somos todos copartícipes dos dramas da vida humana com seus desafios e afetos, embates e solidariedade. Dan Arrows se recria a cada história, nos apresenta a ficção do seu universo imaginativo pela força e a delicadeza de seus traços, cores e ritmos visuais expressos na forma consagrada pela Nona Arte, a arte dos quadrinhos. Bem-vindos ao mundo envolvente e empolgante do Samurai Boy!

 

SERVIÇO

Exposição Narrativas visuais

Artista: Dan Arrows  

Período: 12 de novembro a 07 de dezembro de 2018

Curadoria da exposição: Prof. Rodrigo Fonseca

Curadoria institucional: Profª. Andreia Laura Prates

Projeto Mais Arte na Biblioteca

Local: Biblioteca Universitária | Universidade FUMEC – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro

Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira) | 08h às 12h (sábados)

Apoio: Gráfica O Lutador

Contatos: (31) 3228-3033 | biblioteca@fumec.br

Entrada franca.  



Publicado em ,



< Voltar para notícias - Versão para Impressão