04/06/2018

Exposição Habito, com fotografias de Maria Clara Castro e curadoria da Profa. Dunya Azevedo

No período de 04 de junho a 09 de julho de 2018 a Universidade FUMEC recebe, na Galeria da Biblioteca Universitária, a Exposição Habito

A mostra, resultado de um ensaio fotográfico documental e autoral, exibe uma seleção de 08 (oito) retratos de pessoas em situação de rua da cidade de Belo Horizonte. As imagens, em P&B, revelam a relação desses habitantes “invisíveis” com as suas moradias e, para apresentá-los na exposição, a fotógrafa realizou sobreposições que evidenciam aspectos que se fundem: rostos e moradias, lugares que habitam.

Para Maria Clara Castro – mineira, fotógrafa profissional e voluntária em pastorais de rua de Belo Horizonte –, o objetivo principal do ensaio é reafirmar a identidade das pessoas em situação de rua e mostrar como suas “moradias” fazem parte do mundo subjetivo de cada um dos retratados.

Segundo Dunya Azevedo, “Para realizar esse trabalho, Maria Clara praticou a escuta. Conversou com cada um dos fotografados e o resultado foram essas imagens impactantes. Podemos perceber nas fotografias de Maria Clara que algumas “moradias” consistem de um acúmulo de objetos que possam proteger seus habitantes da chuva, do vento, do sol. Outros, procuram criar um aconchego no lar, colocando adornos e móveis. Com esse trabalho, a fotógrafa procura dar identidade a essas pessoas e mostrar como, mesmo de forma improvisada, os locais habitados fazem parte do mundo subjetivo de cada um”.

A sensibilidade da fotógrafa Maria Clara Castro é perceptível em todas as imagens da exposição e possibilita, ao visitante da mostra, um vislumbre do olhar particular da artista sobre a realidade de pessoas, muitas vezes “invisíveis”, que residem – e resistem – nas ruas da Capital.

 

SERVIÇO

Exposição Habito

Fotógrafa: Maria Clara Castro

Período: 04 de junho a 09 de julho de 2018

Curadoria: Profa. Dunya Azevedo

Curadoria institucional: Profa. Andréia Laura Prates

Projeto Mais Arte na Biblioteca

Local: Biblioteca Universitária | Universidade FUMEC – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro

Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira) | 08h às 12h (sábados)

Apoio: Gráfica O Lutador

Contatos: (31) 3228-3033; biblioteca@fumec.br

Entrada franca.



Publicado em ,



< Voltar para notícias - Versão para Impressão