13/02/2017

Exposição “Formas de Leitura”, de Claudia Renault

Obras da artista plástica mineira podem ser vistas na Biblioteca da FCH

Inaugurada em 06 de fevereiro a exposição intitulada Formas de Leitura, da artista plástica mineira Claudia Renault.

É a artista quem diz: “Fiquei muito honrada com o convite da Professora Andreia Laura Prates para expor na Biblioteca da FUMEC. Acredito que a arte tem que estar perto dos jovens, convivendo no seu dia a dia. Não acredito em arte só em galerias. Meu objetivo é que, inesperadamente, um aluno, um sujeito, possa ser tocado de alguma forma por uma obra.

Na exposição que dei o nome de Formas de Leitura, mostrarei alguns trabalhos que acredito dialogarem com o espaço; como o livro de artista e impressões diversas. Nesses livros, as minhas páginas são de vidro e a minha escrita é constituída de restos.  São com fragmentos, com restos de madeira, que faço a minha escrita. É a forma que escolhi para me expressar.”

É com a recolha de matérias, sem importância, sem nenhuma valia que Claudia Renault produz sua obra. A artista pretende dar nova vida a esses materiais, elevando-os a categoria de arte.

Para a curadora da exposição, Andreia Laura Prates, “Inquietação e desejo. Sentimentos que brotam facilmente ao percorrer a Exposição Formas de Leitura. Utilizando materiais que passariam desapercebidos, Claudia Renault captura o nosso olhar. Um passo, um ângulo e nova leitura, assim várias obras vão emergindo dentro do mesmo trabalho. A experiência produz, no espectador, aspiração e desassossego.”

 

Claudia Renault, artista da geração 80, formou-se na Escola Guignard, hoje UEMG, onde leciona há 20 anos. Fez mestrado em artes visuais na UFMG e doutorado em arte contemporânea no Colégio das Artes na Universidade de Coimbra em Portugal.

Em seu vasto currículo encontramos exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

Exposição Formas de Leitura

Artista: Claudia Renault

Período: 06 de fevereiro a 24 de março de 2017

Curadoria: Profa. Andreia Laura Prates

Projeto Mais Arte na Biblioteca

Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro

Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira.) | 08h às 14h (sábados)

Apoio: Gráfica O Lutador; DCE Fumec

Contatos: (31) 3228-3033 | biblioteca.fch@fumec.br

Claudia Renault: (31) 99302-0279, 3581-7451

Entrada franca.  

 

post-facebook.png



Publicado em , FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão