06/05/2015

Documentário feito por ex-aluna sobre conflito na Irlanda do Norte será debatido na FUMEC

Alunos e professores de Jornalismo, Publicidade, Psicologia e Direito promoverão um bate papo sobre o filme "Nós Estivemos Lá" (We Were There)

No dia 11 de maio, os cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Psicologia realizarão uma atividade conjunta. Será um debate sobre o conflito da Irlanda do Norte, a partir de um documentário feito por uma ex-aluna do Jornalismo lá no Reino Unido. Serão abordados temas como direitos humanos, o impacto psicológico do conflito, a produção do documentário.

 

Os professores participantes serão:

- Psicologia: João Batista de Mendonça Filho

- Publicidade: Márcio Marcolino

- Direito: Paulo Márcio Reis Santos

- Jornalismo: Ismar Madeira

 

O evento será na próxima segunda-feira, de 9h30 às 11h15, no auditório Phoenix (campus Cruzeiro), com a apresentação de um "resumo" do documentário, com aproximadamente 10 minutos. A diretora do filme e ex-aluna Laura Aguiar fará uma contextualização histórica e participará da mesa redonda sobre o que ela viu, o que registrou, processo de produção e outras questões abordadas pelos professores.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O conflito da Irlanda do Norte causou a morte de mais de 3.500 pessoas e deixou acima de 40.00 feridos. A prisão de Maze e Ong Kesh abrigou presos políticos masculinos de 1971 até o seu fechamento, em 2000. O documentário apresenta memórias de algumas mulheres que trabalharam na prisão ou que tinham parentes lá.

 

O filme tem 61 minutos de duração e já está traduzido para o Português.

'Nós Estivemos Lá' (We Were There) - Reino Unido| Irlanda

Dirigido por Laura Aguiar e Cahal McLaughlin (2014) 61min.

Produzido pelo Prisons Memory Archive

 

'Nós Estivemos Lá' apresenta as experiências únicas de mulheres no mundo predominantemente masculino da prisão de Maze e Long Kesh durante o conflito na Irlanda do Norte. O filme inclui memórias da esposa de um carcereiro, de parentes dos presos, das professoras da Open University, da equipe do Serviço de Reinserção Social e de uma artista visual. Estas entrevistas foram gravadas pelo Prisons Memory Archive (prisonsmemoryarchive.com). 

'Nós Estivemos Lá' explora o impacto da prisão na vida dessas mulheres e como elas lidavam com a ausência de seus entes queridos. O filme também destaca a importante contribuição que essas mulheres tiveram para o processo de paz da Irlanda do Norte.

O site do filme é http://prisonsmemoryarchive.com/we-were-there-portugues e nele tem como ver o trailer legendado para o português.


we-were-there-documentario.jpg 



Publicado em Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão