Pesquisar
Close this search box.

Curso de Computação Gráfica obtém nota 5 no MEC

Nota máxima na avaliação do INEP de reconhecimento do curso é dada ao Bacharelado em Computação Gráfica

selo nota 5 computacao grafica

O curso de Computação Gráfica só tem a comemorar após o Ministério da Educação (MEC) aprovar o reconhecimento do mesmo com a nota máxima possível, 5, e disponibilizar o título de bacharel para a primeira turma de graduandos. No Brasil, a Universidade FUMEC é a única instituição de ensino superior a possuir o curso superior de Computação Gráfica.

No país há uma procura muito grande pelos chamados cursos livres de computação gráfica, mas apresentam uma forma de ensino mais breve, o que fez com que a FUMEC apostasse na profissionalização do curso em questão, visando uma melhor oferta no catálogo da Universidade e maior presença no mercado de trabalho. “O bacharelado dá uma formação mais completa e mais abrangente dessa área. Os cursos livres acabam sendo muito superficiais e o egresso desses cursos precisam de um bom tempo para se adaptar às demandas profissionais das várias empresas. Esse bacharelado surgiu, então, na constatação da ausência de formação para esse tipo de profissional no mercado de trabalho e também a partir de uma pesquisa do SENAI, do Rio de Janeiro, que constatou que esse é curso que apresenta a maior procura simulada. Quem trabalha na área sabe a falta que esse tipo de profissional faz. ”, afirma o coordenador do curso, João Victor Boechat.

“Emissoras de televisão; produtoras de vídeo e de cinema; empresas de engenharia e arquitetura que precisam de pré-visualização de seus projetos; produtoras de efeitos visuais; editoras gráficas; produtoras para as mídias sociais, como o YouTube e outras mídias; e finalizadoras para cinema e televisão são empresas que demandam esse tipo de profissional e, atualmente, no Brasil, não existe formação na área”, declara o coordenador João Victor.

O processo de reconhecimento do MEC acontece depois do lançamento do curso pela Universidade, na época em que a primeira turma vai formar. O ministério envia uma comissão que é responsável por avaliar as condições de funcionamento do curso, com uma nota final, que é apresentada na lista de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você