Pesquisar
Close this search box.

Alunos da Universidade FUMEC são selecionados para intercâmbio em Portugal

Instituto Politécnico de Bragança é referência de ensino no exterior

Quatro alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade FUMEC foram selecionados para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A parceria de dupla diplomação, entre a FUMEC e o IPB, possibilita o intercâmbio dos estudantes para um período de estudos em mobilidade internacional que pode ser concretizado em ambos os níveis de Licenciatura (Graduação) e de Mestrado.

O IPB oferece uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado, bem como, cursos de especialização tecnológica. O IPB possui o corpo docente mais qualificado do sistema de ensino superior politécnico em Portugal, com a percentagem mais elevada de docentes doutores.

Os alunos falaram das expectativas sobre o intercâmbio, confira:

43ab6940e0c91b4c9642bdfc57ae0b93 f8786 1

“As minhas expectativas sobre estudar fora do Brasil é o aprendizado que eu vou adquirir, tanto cultural quanto profissional. Acredito que o intercâmbio apareceu na hora certa para mim, visto que o mercado de trabalho brasileiro enfrenta um período de crise. Portugal poderá me proporcionar experiências de vida, pois conhecerei outros hábitos, pessoas e culturas, além de poder vivenciar o ambiente de outra universidade. Quanto a minha formação acadêmica, essa experiência irá aprimorar meu currículo, uma vez que enfrentamos um momento difícil no país e que cada experiência e aperfeiçoamento no âmbito profissional conta muito. 

Essa experiência também será de grande importância para o meu crescimento pessoal, pois viverei sozinha em outro continente, estudando em outra universidade, totalmente fora da minha zona de conforto. Acredito que amadurecerei muito com essa viagem”.

Amanda Leroy
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental

902435e4f78ca125acf2f5138bf29499 f8785

“Eu espero que seja uma experiência incrível, na qual eu consiga ter crescimento pessoal, conhecer novas culturas e obter mais autonomia e autoconhecimento. Considerando o contexto atual, o mercado de trabalho se encontra de difícil acesso, essa experiência será importante para que eu possa incrementar ainda mais o meu currículo, além das minhas expectativas citadas que também influenciarão na minha formação”.

Bárbara Lage
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental 

c900913996686ae075dd9730f1d6fc08 f8784

“Estudar no exterior será uma realização, não só acadêmica, mas pessoal. É fascinante a oportunidade de poder estudar em um país estrangeiro e conhecer novos lugares e culturas. Estar em lugar que dependerá só de você, da sua disciplina e dedicação, para que as coisas deem certo e aconteçam é, sem dúvida, um crescimento profissional e pessoal brilhante. São muitos planos que tenho em minha mente para o futuro, e o intercambio agregará muito valor para a maioria deles. Minha expectativa, além de voltar com o título de Mestrado Europeu, que é o principal motivo do intercâmbio, é enriquecer minhas experiências convivendo com novas e diferentes culturas. Ir para Portugal e estudar no Instituto Politécnico de Bragança – IPB é uma experiência que irá agregar um certo valor para a minha formação. O Título de Mestrado e o conhecimento adquirido através do Intercâmbio será um diferencial, que proporcionará mais oportunidades e credibilidade para atuar como uma engenheira ambiental no mercado de trabalho.”Lays Belloni de Melo Alves
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental 

40608bc656fcb9a23959f46c454fb549 f8783

“A expectativa que tenho em relação a esse período são as melhores possíveis. Essa oportunidade de estudar fora do Brasil trará grandes conhecimentos, experiências e um crescimento tanto para a vida acadêmica/profissional, tanto para o lado pessoal.
A importância dessa experiência será enorme, só pelo fato de fazer um mestrado. Além de me proporcionar um conhecimento em relação a outras formas de ensino, outras culturas e outros campos de atuação, me tornando um profissional com uma visão mais ampla e mais experiente para diversas situações”.

Luiz Eduardo Alves dos Santos
Graduando do curso de Engenharia Ambiental

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você

Inovações Na Educação Superior 

Elaboramos esse artigo para te ajudar a entender melhor alguns aspectos relacionados a esse movimento e mostrar como a FUMEC inova em todos os cursos, sejam eles em modo presencial ou EaD.