11/10/2013

Alunos da FUMEC visitam Usina Nuclear em Angra dos Reis

Estudantes do sétimo período da graduação em Engenharia Ambiental e do curso de Pós-Graduação em Saneamento e Meio Ambiente marcam presença.

No final de setembro alunos do sétimo período da graduação em Engenharia Ambiental e do curso de Pós-Graduação em Saneamento e Meio Ambiente visitaram a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis -RJ.

A visita, que foi acompanhada pela professora da disciplina Avaliação de Impactos Ambientais, Eliane Almeida, teve o objetivo de apresentar aos alunos os impactos ambientais oriundos de uma usina nuclear, conhecer um pouco sobre o espaço e a inserção deste tipo de empreendimento.

Os alunos foram recebidos pelo comunicólogo José Chaim, que explicou todo o funcionamento das usinas brasileiras, o potencial energético do Brasil e do mundo, oriundos da energia nuclear, além dos impactos adversos e benéficos deste tipo de energia.

Na oportunidade os estudantes conheceram as instalações de Angra 2 e o Simulador que prepara os futuros responsáveis pela operação das Usinas.

A CNAAA conta com duas usinas em operação. A primeira é Angra 1, que entrou em operação comercial em 1985 e tem potência de 640 megawatts. A outra é Angra 2, que começou a operar em 2001 e cuja potência é de 1.350 megawatts.

Para dezembro de 2015, está prevista a entrada em operação de Angra 3, de 1.405 megawatts, que está com as obras a pleno vapor. A usina será uma réplica de Angra 2, mas incorporando os avanços tecnológicos desenvolvidos desde a construção da segunda usina do complexo de Angra.

As usinas nucleares dão uma importante contribuição para a matriz elétrica brasileira. Juntas, geram o equivalente a um terço do consumo de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro. Elas também representam 3% da geração nacional.

Foto: Eliane Almeida – arquivo Pessoal.

Alunos_Ambiental_em_Angra_dos_Reis.JPG



Publicado em Engenharia Ambiental, FEA



< Voltar para notícias - Versão para Impressão