Seminário Internacional

Perspectivas Interdisciplinares da Humanização da Saúde: Atendimento, Infraestrutura e Gestão

Programação 

Local: auditório Phoenix - FCH 

- Não é necessário fazer inscrição para participar do evento (sujeito a lotação).
- O seminário é aberto à comunidade externa.
- O endereço é rua Cobre, 200, Cruzeiro, prédio da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - FCH, auditório PHOENIX.

 

Participantes: 

AUGUSTO GUERRA 

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais , Doutor em Saúde Pública - Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da UFMG.  Coordena o Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES/UFMG). Ocupou cargos de gestor e assessor para políticas públicas em saúde tanto no âmbito Nacional (Ministério da Saúde) como regional, na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, onde foi Superintendente. Participa do Comitê do Fórum do Judiciário para Demandas em Saúde, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. 

 

MARCIO AUGUSTO GONÇALVES 

Professor Associado da FACE/CEPEAD/UFMG, Ph. D. em Administração pela Aston University; atua nas áreas de Finanças Corporativas e da Saúde, Gerenciamento de Projetos, Implementação de Estratégias, Tecnologias de Gestão e de Informação. Coordena a Rede de Observatório de Custos em Saúde. É líder do Núcleo Observatório de Custos em Saúde - NOCES.

 

Mediação: CARLOS ALBERTO GONÇALVES – Universidade FUMEC 

Professor da Universidade FUMEC e da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Membro do comitê de Estratégia da UBQ – MG, coordenador do núcleo de Pesquisa NUME - Núcleo de Estudos de Mercadologia e Estratégia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é coordenador da divisão ESO - Estudos de Estratégia das Organizações da ANPAD 

 

 

 

Psicanalista, Membro da Escola da Causa Freudiana e da Associação Mundial de Psicanálise; Professor de Psiquiatria Infantil da Universidade de Genebra e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Criança e do Adolescente (SPEA) do Hospital Universitário de Genebra, Professor da Universidade de Lausanne.

  

Mediação e tradução: SÉRGIO LAIA 

Professor, Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CNPq, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Association Mondiale de Psychanalyse (AMP), recebendo, em 2010, o título de Analista Membro da Escola (AME). Foi Diretor Geral do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), associado ao Institut du Champ Freudien (Paris).