26/10/2015

Íntimo Marinho, de Vivi Contigli

A exposição permanece até 30 de outubro na biblioteca FCH.

Até 30 de outubro de 2015, o Projeto Mais Arte na Biblioteca da Universidade Fumec, apresenta, em sua edição anual destinada aos jovens artistas, a talentosa e promissora Vivi Contigli.
A mostra individual, Íntimo Marinho, reúne desenho, pintura, escultura, fotografia e instalação (poética/sonora), através de técnicas mistas como graffiti, stencil, colagem, costura e recursos como o Braille.

2.JPG

Prof. Sérgio Laia, curador da exposição, afirma que “os trabalhos de Íntimo Marinho, mais que por essa forma de vida do mar, pautam-se pela tinta que dela se estrai e se esvai pela água.” Para ele, a mostra “se apresenta para nós como uma enorme extensão – o mar que se expande – é englobado pelo que é íntimo e, portanto, muito pouco dado à expansão”.
Artista em formação pela Escola Guignard, graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicanálise pela Universidade Fumec, Vivi Contigli tem interesse pelo conceito de inconsciente e, no processo de trabalho, tece relação entre o feminino e o oceano, no qual o útero, o gerar e o parto são movimentos aquáticos.
“São universos submersos, misteriosos e escondidos de onde seres fantásticos e fantasmagóricos emergem de infinitos, labirintos e abismos.” argumenta a artista.

IMG_2526.JPG

Para a curadora institucional, Profa. Andreia Laura Prates, As obras de Vivi Contigli apresentam uma vivência de sensações sutis, profundas e instigantes. O olhar já não é imprescindível, pois outros sentidos são explorados. E assim, o mundo marinho, presente em seus trabalhos, nos aparece como um convite ao mergulho rumo às profundezas, ao desconhecido e, por que não, aonde "é preciso fechar os olhos para ver" (Lacan).
Íntimo Marinho, em sua pluralidade de expressões e formas, convida o espectador a transpor além do lugar de espelho e se integrar, sensorialmente, às obras. A exposição é um estímulo e deleite para os sentidos.

Exposição: Íntimo Marinho
Artista: Vivi Contigli
Período: 21 de setembro a 30 de outubro de 2015
Curadoria da mostra: Prof. Sérgio Laia
Curadoria institucional: Profa. Andreia Laura Prates
Projeto Mais Arte na Biblioteca



Publicado em ,



< Voltar para notícias - Versão para Impressão