Detalhes do Evento:

III Ciclo de Palestras de Fotografia

O Ciclo de Palestras de Fotografia da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEA realiza encontros nos dias 04 e 05 de setembro com renomados fotógrafos e artistas.

O tema da terceira edição do ciclo,“Livro Fotográfico de Arte”, propõe apresentação dos processos de criação, produção e publicação de fotografias exclusivamente para elaboração de livros.

Para trazer este tema à tona, foram convidados João Castilho, Cao Guimarães e Patrícia Azevedo. O evento, que acontece no Auditório da FEA-FUMEC, é gratuito,  aberto ao público e tem a coordenação do professor de Fotografia da FEA, Alexandre Lopes.

Programação:
04/09/2012

Horário: 19h
Palestrantes: Patrícia Azevedo e João Castilho
Local: Auditório da FEA-FUMEC

05/09/2012
Horário: 19h
Palestrante: Cao Guimarães
Local: Auditório da FEA-FUMEC

Sobre os palestrantes:

jc.jpgJoão Castilho (foto/divulgação) é mestre em Artes Visuais pela UFMG, artista visual e trabalha principalmente com fotografia e vídeo. Já realizou diversas exposições em vários estados do Brasil. Possui obras no acervo do Museu da Pampulha, no MAM da Bahia, na Coleção Pirelli-Masp de Fotografia e no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Publicou os livros Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (2008).

O mineiro Cao Guimarães atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. O artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern, Londres (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim, Nova York (EUA), o SFMOMA, San Francisco (EUA), o Museu Thyssen-Bornemisza, Madri (Espanha). Além de já ter participado de importantes exposições e renomados festivais ao redor do mundo.

Patrícia Azevedo desenvolve projetos audiovisuais colaborativos que equacionam fotografia e relações de linguagem, território e poder no espaço público da cidade ou da própria mídia - pôsteres, encartes, livros, cartazes tipo lambe-lambe; cartões postais; santinhos; jornal, internet etc. Trabalha com relações, imagens e referências da cultura de massa e, também, com processos pioneiros da fotografia. Sua palestra equaciona arte e ação, e traz a público projetos em parceria com a artista inglesa Clare Charnley, apresentados nos festivais Crunchtime,York, e Exchange Mechanism, Belfast, com o apoio do MINC e do British Council realizado em fevereiro de 2010.

III Ciclo de Palestras de Fotografia

Data: 04 e 05/09/2012
Horário: 19h
Local: Auditório da FEA-FUMEC
Evento gratuito e aberto ao público.
Mais informações na coordenação dos cursos de Design pelo telefone (31) 3228-3173