19/05/2014

Exposição: A Forma de ver o Mundo sem o Campo Visual

De 19 de maio a 11 de junho na Biblioteca FCH.

A partir do dia 19 de maio, o Espaço Fotografia da Universidade Fumec exibirá a mostra A forma de ver o mundo sem o campo visual, com imagens de Marciano Archanjo, graduando do Curso de Jornalismo. A exposição, realizada sob a curadoria da Professora Dunya Azevedo, é também a última atividade que antecede a colação de grau do futuro jornalista.

Segundo Marciano, “as fotos foram obtidas a partir de percepção sensorial, oportunidade em que eu, que sou deficiente visual, pude tocar e sentir os produtos expostos no Mercado Distrital do Cruzeiro. E, a partir do tato e de outras informações, consegui ter noção espacial dentro do local específico.”

Marciano-aluno-foto-mercado_1.jpg

A ideia de realizar um ensaio fotográfico surgiu em uma palestra proferida no ano de 2013 durante a Semana da Comunicação, na Universidade Fumec. O fotógrafo Ricardo Bastos, do Jornal Hoje em Dia, recorda-se Marciano, disse na ocasião que “a imagem contém poder sobre a informação, ou seja, ela ajuda completar o que diz o texto”.
“Quero dedicar este trabalho ao Ricardo Bastos, que por meio de um depoimento claro e sincero despertou o meu interesse de interpretar a minha imaginação através da imagem”, afirma Marciano Archanjo.

A exposição permite, ao expectador, um modesto vislumbre da capacidade singular de percepção de Marciano Archanjo e mostra, como lição derradeira, a sua sensível e alegre forma de ver o mundo sem o campo visual.

Marciano-aluno-jornalismo_1.jpg
Foto: Sérgio Lucarelli


Período: 19 de maio a 11 de junho de 2014
Curadoria: Professora Dunya Azevedo
Projeto Mais Arte na Biblioteca, Espaço Fotografia
Apoio: DCE Construção Coletiva; Pedro Cine Foto.
Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec
Horário: 07h30min até 22h30min (segunda a sexta-feira.) | 08h às 14h (sábados)
Contatos: (31) 3228-3033 | biblioteca.fch@fumec.br
Entrada franca.



Publicado em , FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão