27/10/2015

Exposição: Fluidos, de Renato Porto

A exposição permanece na biblioteca FCH até 06 de novembro.

No período de 05 de outubro a 06 de novembro, serão exibidas, no Espaço Fotografia da Biblioteca, trabalhos do Prof. Renato Porto que integram a mostra FLUIDOS.
FLUIDOS é um projeto experimental iniciado em 2013 que procura desfazer o cotidiano palpável, reconstruindo-o abstratamente. As fotografias foram captadas e processadas por um aparelho celular, buscando abandonar um padrão fotográfico técnico e figurativo, apresentando ao espectador uma visualidade fotográfica abstrata, composta por ruídos e aberrações cromáticas.
O Prof. Renato afimar que “ver o mundo corriqueiro e dele tirar o óbvio não me satisfaz. Tenho a necessidade de ver além do previsível e daí produzir novas formas. A fotografia me permite, como um pincel, criar imagens inusitadas e criativas”.
"Em meados do século XIX, o surgimento da fotografia rompe na pintura seus anseios pela representação cada vez mais fiel à realidade. Agora, no século XXI, os diálogos entre essas duas linguagens - a fotografia e a pintura - permanecem frutíferos e instigantes para ambas”, argumenta Paula Huven, professora da Universidade e curadora da exposição. “Renato Porto recorre a este cruzamento buscando na fotografia sua potência pictórica, onde as luzes e cores fundem-se como em aquarelas, óleos, acrílicas, para além de qualquer figura, o que parece lhe interessar é a matéria visual destas composições - como a luz pode tornar-se tinta", explica a Profª Paula.

foto-renato-porto.jpg

Renato Porto é professor no Curso de Fotografia da Universidade FUMEC e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalha também como profissional de fotografia autoral e de eventos, atuando ainda na área ambiental.

Período: 05/10 a 06/11/2015
Projeto Mais Arte na Biblioteca, Espaço Fotografia
Curadoria: Profa. Paula Huven
Apoio: DCE Unidade Fumec, Pedro CineFoto



Publicado em , FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão