04/02/2016

Exposição: Corpos metálicos

A exposição permanece na biblioteca da FCH até 30 de março.

CORPOS METÁLICOS, DE JÉSSICA AMENO

A definição de nu artístico é complexa e, devido a preceitos morais, a nudez pode ser interpretada como arte ou vulgaridade. A fotografia de nu abrange distintas subcategorias: o nu clássico, o acadêmico, o sensual e o erótico, mas todos são igualmente corpos despidos, diferenciando-se somente a partir da forma como são mostrados. Contudo, até mesmo a definição dessa manifestação artística gera distintas interpretações sobre o que é, por exemplo, um nu total ou parcial... Assim, quando a questão é a nudez, a abordagem do artista e a visão do espectador podem ser desarmônicas.

Jéssica Ameno, a partir de um aspecto tão controverso, apresenta as sutilezas do nu sob a pintura corporal, sendo o foco o corpo. A fotógrafa argumenta que “as cores metálicas – ouro rico, prata e cobre – protegem a identidade das pessoas fotografadas e, a segurança dada pela ‘cobertura’, permitiu a elas posar e se revelar com mais liberdade”. Nestes corpos metálicos, os movimentos, texturas, profundidades e os sentimentos transmitidos através da figura desnuda, são destacados pela luz, pela sombra e pelas nuances habilmente fotografadas por Jéssica Ameno.

EXPOSIÇÃO CORPOS METÁLICOS
Período: 01.02 a 30.03.2016
Projeto Mais Arte na Biblioteca, Espaço Fotografia
Curadoria: Prof. André Sena
Apoio: DCE Unidade Fumec

CORPOS METÁLICOS, DE JÉSSICA AMENO

“A ideia intencional da forma, da luz e da leve sugestão de movimento, contida nos retratos realizados por Jéssica Ameno, instigam a observação do exterior, sem adentrar o corpo. Paralelamente, as imagens incitam ainda uma certa intimidade.

Além disso, a escolha da pintura dos corpos – como um exoesqueleto destes corpos metálicos –, promove intencionalmente uma remoção da identidade dos retratados, criando uma sensação de conforto e de desprendimento em relação à nudez, mesmo diante das lentes da fotógrafa.

Que a exposição, vista de perto, possa traduzir, de forma suave, estas intencionalidades.”

Prof. André Sena (Curador)

 

http://bibliotecafchsfumec.blogspot.com.br/



Publicado em , FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão