06/10/2014

Como transformar os ambientes para aprendizagem na infância

Encontro de Formação acontece em Belo Horizonte e será conduzido por atelierista colombiano.

A forma como os ambientes são organizados para gerar aprendizagens é o tema central que será abordado no Encontro de Formação “Transformando os Ambientes para a Aprendizagem”, com o atelierista colombiano Juan Carlos Melo Hernandez. Em Porto Alegre será no dia 25/10 (sábado), em parceria com a FUMEC e apoio das escolas Balão Vermelho e Vila da Criança.

Pensar sobre a organização do espaço-ambiente que apoia a criança para que ela revele o seu potencial criativo na sua descoberta do mundo e nas relações estabelecidas através das experiências compartilhadas tem sido um dos focos das pesquisas de Juan Melo - Artista plástico, formado pela Universidade Nacional da Colômbia, trabalha há 12 anos no ambiente da educação na primeira infância como atelierista; por 10 anos tem acompanhado o Projeto Prisma em Bogotá, inspirado na proposta educativa das escolas municipais de Reggio Emilia (Itália) e faz parte da RedSOLARE.

Na abordagem de Reggio Emilia, os ambientes das escolas são pensados para gerar situações que instiguem a curiosidade infantil e fomentem a pesquisa de todos os sujeitos envolvidos na compreensão dos processos de aprendizagem. Os ambientes estão organizados por áreas e/ou estações que aguçam a curiosidade e mobilizam a criança para expressar o seu pensamento de forma autônoma. As escolhas dos materiais que o compõem revelam a concepção e crença pedagógica e por isso é marcado por uma intencionalidade educativa.

A presente temática tem instigados educadores brasileiros, sendo que estas serão as 3a e 4a edições deste Encontro, respectivamente em Porto Alegre e Belo Horizonte. A Formação foi realizada com sucesso em 2013, tendo 80 participantes em Salvador (abril) e 200 educadores em São Paulo (outubro).

Acesse a Programação
Inscrições



Publicado em , FCH



< Voltar para notícias - Versão para Impressão