20/04/2013

Alunos e professores do curso de direito da FUMEC participaram de atividades na Serra do Cipó

Evento aconteceu no dia 20 de abril

No dia 20 de abril os alunos do 10º período do curso de Direito, da disciplina Direito Ambiental, participaram de aula de campo na Serra do Cipó. O evento, com o apoio da Coordenadora do Curso, Profa. Silvana Lobo, foi organizado pelo Prof. Mário Werneck, de Direito Ambiental. O evento também contou com a presença do Prof. Tadeu Sampaio, do curso de Psicologia.

Ao início das atividades, os alunos tiveram uma palestra sobre "A ação civil pública em matéria ambiental", ministrada pelo advogado e professor Rivo de Paula Assis, Procurador do Município de Piumhi.Após a palestra houve uma pausa para o café da manhã, típico da região.

Em seguida, os alunos conheceram parte da vegetação da Serra do Cipó e, em meio à natureza, o Prof. Paulo Márcio Reis Santos, docente da Universidade FUMEC, proferiu palestra sobre "Crimes Ambientais segundo a Lei n. 9.605/1998". Os principais pontos da legislação penal em matéria ambiental foram abordados. Houve, ainda, o estudo de caso de uma decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região envolvendo crime ambiental praticado na Serra do Cipó.

Os alunos também conheceram a famosa estátua do Juquinha, uma homenagem ao andarilho que hoje faz parte da história da Serra. A escultura, feita de cimento, com aproximadamente 3 metros de altura, foi construída sobre um platô, proporcionando uma bela visão panorâmica de toda a Serra. A atividade foi encerrada com um almoço de confraternização.

Os Profs. Mário Werneck e Paulo Márcio ficaram entusiasmados com a completa adesão e envolvimento dos alunos com a atividade. Para o Prof. Mário,  uma aula de Direito Ambiental em uma área de Conservação Ambiental Nacional “é uma experiência fantástica aos alunos e mais um diferencial da Universidade FUMEC” enfatiza. Já o  Prof. Márcio concluiu que "esse foi um dos dias mais felizes da minha vida!". O Prof. Paulo Márcio agradeceu a Profa. Silvana Lobo e o Prof. Mário pelo convite, e destacou o diferencial da Universidade FUMEC na execução do processo ensino e aprendizado: “Eventos como esse estão em sintonia a nova logomarca da Universidade FUMEC, "de Minas Gerais para o Mundo", finaliza.

1.JPG

2.JPG

3.JPG

4.JPG

5.JPG



Publicado em Direito, FCH, Graduação



< Voltar para notícias - Versão para Impressão