Você sabe como funciona o teste vocacional?

teste-vocacional

Decidir os rumos da própria vida profissional é um fator estressante, especialmente entre os jovens que estão próximos de prestarem o vestibular. Antes mesmo de realizarem as provas para as faculdades, surgem as dúvidas: qual é a profissão mais adequada para mim? Qual é a profissão com salários melhores? Como encontro a minha vocação?

Em meio às dúvidas recorrentes, também surge a pressão familiar. Apesar da intenção da família ser de orientar o estudante, as opiniões podem colocá-lo em uma confusão maior.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Uma boa saída para aqueles que ainda não têm certeza sobre qual carreira seguir é o teste vocacional. Ele possibilita autoconhecimento e permite que a sua escolha profissional seja compatível com a sua personalidade.

Está em dúvida sobre qual é a profissão mais adequada para você? A seguir, confira as informações que separamos para lhe ajudar!

A escolha é sua

Os programas de teste vocacional são desenvolvidos e aplicados por profissionais que trabalham a reflexão do estudante. Afinal, optar por uma carreira, além de definir o futuro da sua vida profissional, está ligado à sua realização pessoal.

Por isso, apesar do clima de grande tensão que pode ser gerado em torno dessa decisão, é preciso saber que a opção pela carreira não deve se basear na vontade dos seus pais e nem na simples procura por um salário alto. A escolha da sua profissão deve ser inteiramente sua para que possa refletir suas habilidades e vontades, focando em sua realização.

Como funciona o teste vocacional

Antes de correr atrás de uma solução mágica para ajudar você a se decidir por uma carreira, é preciso se conhecer melhor. Não adianta saber o máximo possível sobre diversas profissões, a condição atual do mercado de trabalho e o salário de cada uma delas, se você não conhece a si mesmo.

Os indivíduos possuem diferentes aptidões que podem refletir na vida profissional, por isso é importante que você identifique as suas afinidades antes de optar por um curso ou ingressar definitivamente em uma carreira. O teste vocacional vem de uma vertente da Psicologia conhecida como Avaliação Psicológica e tem como base os instrumentos que o psicólogo utiliza em seus testes para avaliar o indivíduo que tem dúvidas sobre sua profissão.

A partir das características próprias de cada pessoa, o aplicador do teste poderá conduzir o cliente a um direcionamento profissional adequado, tornando a avaliação eficiente para os alunos indecisos. Conheça-se e tenha opções viáveis de curso em mente. O nosso e-book sobre a escolha da profissão certa será de grande ajuda! Para acessá-lo, clique aqui.

Conheça o profissional que aplicará o seu teste

Lembre-se de que o teste vocacional oferece informações importantes sobre as quais o aluno tem interesse. Apesar de muitos testes prometerem eficiência e rapidez em resultados, o adequado é conhecer o histórico do aplicador.

Os profissionais mais aptos à aplicação do teste vocacional são os que trabalham no ramo da psicologia e suas vertentes. Procure se orientar e conhecer o profissional que aplicará o seu teste.

Os resultados do teste

Deve-se ressaltar que o teste vocacional não produz resultados restritos como “faça tal curso” ou “siga aquela carreira”. A avaliação é aplicada na forma de diálogo e de questionário, gerando resultados abrangentes.

Portanto, é importante conhecer de antemão os cursos que têm relação com o seus interesses e habilidades, já que o teste vocacional terá o objetivo de promover a reflexão em torno das suas possibilidades de escolha. Cabendo unicamente a você fazer a opção pela profissão que lhe pareça mais adequada.

A quem se destina o teste vocacional

Apesar da decisão por uma carreira ser intensa entre os alunos do ensino médio, o teste vocacional não se destina a pessoas de uma única faixa etária. Alguns de seus focos são os alunos do ensino fundamental, que veem no ensino médio regular ou técnico o primeiro passo para uma futura escolha profissional.

O teste pode ser aplicado para diferentes grupos de pessoas em diferentes fases da vida: os próprios alunos do ensino médio e aqueles que já possuem uma profissão, mas estão frustrados com a escolha feita. Com certeza será de grande ajuda na escolha da profissão e do futuro dos seus sonhos.

Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário!

 

como