Porque fazer faculdade faz diferença para o pensamento crítico

pensamento crítico

A formação profissional é um período que exige constante dedicação e estudo. Porém, não basta o conhecimento técnico para que um profissional atinja o sucesso: é preciso ter pensamento crítico.

Ele precisa refletir sobre o mundo e sobre como a sua atuação é capaz de transformar as relações. Esse pensamento abrangente e altamente desenvolvido é chamado de pensamento crítico e está relacionado a um estudo aprofundado de teorias e de conceitos que dão base ao desenvolvimento técnico.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Você pode estar pensando: como fazer para desenvolver o pensamento crítico? Leia o nosso artigo e veja por que o Ensino Superior é responsável, não apenas por formar técnicos, mas por proporcionar um ambiente de orientação e de reflexão!

Por que é tão importante desenvolver o pensamento crítico?

Grandes gênios, como Einstein e Thomas Edison, desenvolveram suas descobertas a partir de problemas que nada tinham a ver com a técnica, mas com a observação e a reflexão de algo no mundo que precisava mudar. Eles, então, utilizaram os seus conhecimentos técnicos como ferramentas para promover essa transformação.

Mas não é preciso ser um gênio para isso (e nem é isso que uma faculdade busca). Desenvolver o pensamento crítico significa enxergar o mundo e entender como a sua atuação profissional pode fazer a diferença.

Como a faculdade ajuda a desenvolver o pensamento crítico?

Primeiramente, a faculdade oferece as bases do pensamento crítico, ou seja, teorias e conceitos que ajudam a conceber o mundo, o homem, a natureza e seu objeto de estudo (a carreira escolhida). No decorrer do curso, vêm as disciplinas técnicas que permitem exercer a profissão, mas com os devidos conceitos que ajudam a entender como a atuação profissional é capaz de contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

No dia a dia da profissão isso é importante?

Isso é muito importante! Com a formação teórica, o profissional consegue visualizar os problemas e, assim, propor as melhores soluções, que sejam adequadas à sua realidade e que contribuam efetivamente para o sucesso.

Isso significa melhores salários?

Sim, significa. Você já deve ter ouvido falar que grandes diretores e grandes empresários ocupam funções estratégicas. Isso significa que eles pensam de maneira organizada e buscam o melhor desempenho para as suas empresas. Para atingir esses cargos, é preciso uma capacidade desenvolvida de pensamento crítico.

O mesmo acontece em outras áreas. Um artista que desenvolve uma ideia ou uma mensagem profunda e abrangente, tem o seu trabalho valorizado. Um jornalista que consegue expor as notícias de forma idônea e crítica, ajuda seu leitor a pensar sobre o mundo. Portanto, vale a pena refletir sobre como se desenvolver profissionalmente por meio de um pensamento crítico e orientado por professores qualificados. Para isso, escolha uma faculdade qualificada, veja como é a dinâmica e qual a carreira dos seus sonhos. Seja curioso, leia, busque informações e converse com as pessoas. Você precisará de persistência e força de vontade para construir um futuro promissor para você e para o mundo.

Tem alguma dúvida sobre Ensino Superior? Converse com a gente, deixe um comentário neste post e até a próxima!

como